Rio -  Quatro dos sete feridos na explosão de gás, na manhã desta quarta-feira, no supermercado Multi Market, na Rua Coronel Vieira, número 880, em Irajá, na Zona Norte, estão internados em estado grave. Segundo a assessoria dos bombeiros, os feridos foram levados aos hospitais Getúlio Vargas, na Penha, e Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Entre as vítimas graves estão o gerente do estabelecimento, dois clientes e o açougueiro Luciano Rodrigues de Sousa, de 28 anos, que trabalha há 10 meses no mercado. 
Ricardo Santos, 30, Jacinta Beltrão, 76, Tamiris Silva, 23, e Marco Gonçalves, 39, foram encaminhados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Marcos Valério de Oliveira, 51, Luciano Rodrigues de Souza, 29, e Dulcimar Nascimento, 41, foram levados ao Hospital Estadual Carlos Chagas.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
"Vi funcionários e clientes correndo com o corpo em chamas e a pele solta. Uma idosa corria com o cabelo pegando fogo. Algumas pessoas chegaram a tirar roupa. Nunca vi uma coisa dessas, é marcante", contou o assessor parlamentar Fábio Cunha Moreira, de 45 anos, que tomava café da manhã em padaria a cerca de 40 metros do local da explosão.
Já a bancária Márcia Freire da Costa, de 40 anos, moradora do sexto andar do edifício localizado sobre o supermercado, disse que o imóvel trepidou no momento do explosão. "Sentia cheiro de gás aqui há seis meses. O prédio trepidou na hora da explosão e pensei que fosse desabar", afirmou.
André Portes, gestor da rede Multi Market, conversou com bombeiros que disseram que houve escapamento de gás durante a madrugada. De acordo com ele, uma centelha pode ter causado a explosão. "O acidente não ocorreu quando o padeiro acendeu o fogo, mas sim quando o gerente tentou conter o vazamento. Foi uma explosão espontânea", disse.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
O tenente-coronel Marcelo Leite, do quartel de Irajá, disse que ainda não é possível definir as causas do acidente. "A princípio não sentimos cheiro de gás no supermercado. Sabemos que houve um vazamento, mas temos que saber o ponto de origem", afirmou.
Toda a portaria de vidro do supermercado foi destruída com o impacto. O bombeiro disse ainda que o local onde ficavam armazenados os botijões de gás não foi danificado. Técnicos da Defesa civil realizaram vistoria no imóvel e não detectaram nenhum colapso estrutural.