Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PT sai em defesa de tribo indígena que ameaça morte coletiva


Nesta terça-feira (30), o PT publicou em seu site uma nota de apoio à decisão do povo indígena Guarani-Kaiowá de resistir à possibilidade de ser retirado de Pyelito Kue, lugar onde estão instalados, em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, e que passa por processo de regularização fundiária pelo governo federal.
Na nota, assinada pelo presidente nacional do partido, Ruy Falcão, e por Renato Simões, secretário nacional dos Movimentos Populares, o partido defende a luta dos nativos como “legítima, que resiste a todo tipo de violência, como assassinatos, suicídios, torturas, trabalho escravo e desnutrição”.
A área habitada por 170 integrantes da etnia Guarani-Kaiowá é disputada há décadas por índios e fazendeiros. Em setembro, o Tribunal Regional Federal da 3ª determinou a reintegração de posse, com a retirada das famílias indígenas do local.
Os nativos resistem à ordem e divulgaram carta, que teve grande repercussão na imprensa internacional, fazendo menção à morte coletiva e informando que lutariam até o fim pelas terras que, segundo eles, sempre pertenceram a seus antepassados. A hipótese foi descartada pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário