Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mais de 70 mil brasileiros vivem apenas de vendas no Mercado Livre

Líder no e-commerce nacional, serviço abre sua plataforma e tenta conquistar pequenos empreendedores.

Sair do emprego e viver apenas dos produtos vendidos na internet já é uma realidade para cerca de 70 mil brasileiros, segundo informações do Mercado Livre. Há uma estimativa de que 140 mil usuários em toda a América Latina tenham sua renda ligada exclusivamente às vendas no site, metade deles são brasileiros, de acordo com o vice-presidente executivo de operações do Mercado Livre, Stello Tolda .
Além disso, a cada segundo são realizadas cerca de mil buscas no site – originando duas compras por segundo. O site de compra e venda pela internet evoluiu de uma “empresa de garagem, sem janelas” para o maior site de e-commerce da América Latina.
Atualmente, o serviço criado pelo argentino Marcos Galperin em 1999 é o 10º endereço mais acessado no Brasil, segundo dados do site especializado Alexa. Os números de venda também são expressivos: a companhia que começou como uma espécie de mistura entre um leilão e um brechó virtual movimentou US$ 5 bilhões em transações no ano passado.
Gasperin explica que o Mercado Livre pretende dar espaço para aqueles que, como sua empresa, começaram de apenas uma boa ideia:
— Nós queremos dar a chance aos pequenos. mercadolivre
Durante um encontro com desenvolvedores e varejistas em São Paulo, nesta quarta-feira (31), Galperin comentou os produtos que a empresa oferece para quem precisa comprar ou vender pela internet. Para o fundador e presidente executivo do Mercado Livre, abrir uma loja virtual nos dias de hoje é “quase tão fácil quanto abrir uma conta no Gmail”.
— Hoje temos um ecossistema, muito mais do que um site de compra e venda. O Mercado Pago [sistema de segurança para pagamento de compras feitas no site], por exemplo, cresce numa média de três casas por ano.
A primeira Mercado Livre Developer Conference foi realizada na zona oeste de São Paulo. A abertura de plataforma significa que os programadores e lojistas poderão usar o código do site para desenvolver aplicativos e integrar suas lojas ao ecossistema da empresa.
Assim como no caso do Facebook, os usuários poderão criar aplicativos, sites e produtos integrados com o Mercado Livre. Será possível, por exemplo, que um usuário tenha uma cópia da sua loja na rede social e faça suas vendas por meio de um aplicativo, dentre muitas outras possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário