Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Morre aos 108 anos o mais velho sobrevivente de Auschwitz



Antoni Dobrowolski foi levado em junho de 1942 ao campo de concentração

Antoni Dobrowolski, mais velho sobrevivente de Auschwitz morto na Polônia, quando tinha 105 anos
Antoni Dobrowolski, mais velho sobrevivente de Auschwitz morto na Polônia, quando tinha 105 anos(Reprodução/YouTube)
O polonês Antoni Dobrowolski, o mais velho sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, morreu aos 108 anos, informou nesta terça-feira a rádio pública da Polônia. Dobrowolski foi levado a Auschwitz em junho de 1942 por dar aulas em uma escola clandestina, já que durante a ocupação nazista na Polônia os colégios para crianças polonesas estavam proibidos além do ensino fundamental.
O próprio Dobrowolski descreveu o campo de concentração como um lugar "pior que o inferno", onde as autoridades nazistas mataram mais de um milhão de pessoas, em sua maioria judeus, mas também rebeldes poloneses, religiosos, homossexuais e ciganos – ao todo, cerca de 5,5 mmilhões de pessoas foram mortas no Holocausto. Dobrowolski será enterrado nesta quarta em sua cidade natal, Debno.
Relembre os 10 maiores genocídios da história mundial: 
1 de 10

Povos indígenas - 15 milhões de mortos


Estima-se que 15 milhões de índios tenham morrido nas mãos dos conquistadores europeus após o descobrimento da América, em 1492. De norte a sul do continente americano, centenas de tribos - como a dos apalachees (EUA), dos araucanos (Argentina) e dos caetés (Brasil) - simplesmente desapareceram. Em quase todos os casos, as mortes começaram com a transmissão pelos brancos de doenças contra as quais os índios não tinham imunidade. A disputa pela terra, porém, em pouco tempo colocou colonizadores e nativos definitivamente em lados opostos, o que resultou em conflitos armados nos quais, na maioria dos casos, os europeus exterminaram civilizações inteiras.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário