População carcerária no estado é de 6.123 pessoas, entre condenados e os que esperam por julgamento Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press |
A lei é motivo de comemoração pra uns e de dúvidas para outros. Se, por um lado, podemos evitar que um pai de família seja preso por porte ilegal de arma, com o pagamento de fiança, segundo enfatizou o advogado criminalista Antônio Carlos Oliveira, a 12.403 também diz que grávidas a partir de sete meses só podem ter a prisão domiciliar decretada. "Se a traficante for uma grávida ou idoso, como fica?" questinou o promotor de investigação criminal, Edevaldo Barbosa.
Além das várias interpretações que a lei pode ter, ela também tem sido alvo de críticas porque é apontada como uma medida para desafogar o sistema penitenciário brasileiro, reconhecidamente superlotado. A participação do Estado como fiscalizador das medidas cautelares é posta na berlinda. Uma das cautelares prevista em lei é a tornozeleira eletrônica (o Rio Grande do Norte não conta com este sistema). Outra é o recolhimento domiciliar no período noturno.
Situação carcerária
Total de presos no Brasil 496.251
Total de presos no RN
6.123
Percentual de presos provisórios
3.422 = 56%
Percentual de presos condenados
219.479 = 44%
Fonte: Departamento Penitenciário Nacional - 2010 Maiara Felipe // Maiarafelipe.rn@dabr.com.br
http://pimentacommelcn.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário