Minha lista de blogs

sábado, 16 de julho de 2011

Por que estamos atrasados? Natal enfrenta descrédito da mídia e do poder público nacional

Após a divulgação da notícia de que a primeira estaca do estádio Itaquerão, em São Paulo-SP, foi colocada, Natal assume o posto de cidade-sede com as obras mais atrasadas para a Copa do Mundo Fifa 2014. Segundo o Ministério do Esporte, a cidade é a única a não ter iniciado as obras de seu estádio, a Arena das Dunas, que tem construção prevista para iniciar no mês de setembro e só terá 27 meses para ser concluída, já que, pela Matriz de Responsabilidade da Copa assinada pelos governantes locais em janeiro de 2010, todos os estádios das cidades-sedes do Mundial deverão ser entregues até dezembro de 2013.
Secretário da Secopa, Demétrio Torres, garante que cronograma de obras está sendo cumprido, mas não quis responder aos ataques da imprensa nacional Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Com as atenções - e ataques - da mídia nacional agora todas voltadas à capital potiguar, os políticos locais reafimam que a cidade está dentro do prazo estabelecido junto ao Comitê Organizador Local (COL) e Fifa. Apesar disso, a todo momento são dadas mostras de descrença com relação ao município. A última foi da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que ontem negou o aval para obras de mobilidade em virtude das inadimplências da capital no Cadastro Único de Convênios (Cauc).

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário municipal de planejamento Antonio Luna, mas o celular estava fora de área. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, confirmando as notícias de que o secretário estaria em Brasília tentando apressar a liberação dos R$ 300 milhões pela Caixa Econômica Federal em regime de urgência.

Na última quinta-feira o portal Uol publicou uma matéria afirmando, em seu próprio título, que o "atraso de obras em Natal leva governo a admitir ser incapaz de cumprir prazos". Apesar disso, ao longo de toda a publicação não há sequer uma declaração de um político do rio Grande do Norte. Segundo o secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, que afirmou ter sido procurado pelo portal, mas alegou que na ocasião não pôde dar entrevista via telefone em virtude de seus afazeres, a notícia chega a ser um absurdo e não passa de acusações infundadas.

"Eu não vou ficar respondendo esse tipo de acusação", disse. Segundo o portal Uol, Natal é uma das únicas cidades - juntamente com Belo Horizonte - a não ter recebido ainda o empréstimo requerido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Demétrio, a informação não está de um todo exata. "Com relação ao BNDES Natal está anos-luz à frente de São Paulo, que nem sequer licitou algo", afirmou o secretário. Apesar disso, a capital paulista recebeu o aval da Fifa, que ratificou o estádio de Itaquera como um dos palcos para a Copa e, segundo informações não-oficiais, o presidente do COL, Ricardo Teixeira, já teria inclusive dito que a abertura do Mundial será mesmo no estádio do Corinthians.

http://pimentacommelcn.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário