Minha lista de blogs

sábado, 23 de julho de 2011

Espaço Os 50 anos de Apollo 11 Chegada do homem à Lua começou, de fato, em 1961, em uma sessão do Congresso norte-americano

Política de Privacidade | Termos de Uso | Fale Conosco | Comercial

Veto de Obama pode significar o fim de uma era iniciada por Kennedy

Opinião Pública

Leitor comenta a criação da Brasil Foods

Markut foi escolhido como a Opinião Pública da semana
Cinema

Estreias dos filmes da semana (22/07)

Veja os trailers e as sinopses dos lançamentos nos cinemas
Charge da semana

Rio de Janeiro, a nova 'Bueiros Aires'

Confira a charge sobre as explosões de bueiros no Rio. Por Alviño
Opinião

Ingenuidade e memória curta

Não são poucos os que acreditam nas melhores intenções de Dilma
Tendências e Debates

Premier britânico está na berlinda

Cameron vem sendo criticado pela contratação de Andy Coulson
Grita Brasil

Desvio de verbas: Não Salabim!

Por que elas estão enfermas e em constante recuperação?
Crítica

'A inquilina': trailer já diz tudo

Filme com Hillary Swank é exemplo do que não deve ser feito
Livros

A vida projetada nas redes sociais

Resenha do novo livro do jornalista Lula Falcão. Por Renato Lima
Negócios

Cervejas especiais ganham espaço

Novas cervejas oferecem um universo de cores e sabores
Surf

Brasileiros preferem as praias do Peru

Ondas são maiores do que as encontradas no nosso litoral
Nesta Data

Armstrong foi o 1º a pisar na lua

Astronauta chegou ao satélite no dia 20 de julho de 1969
Música Clássica

Coisa muito séria em Minas Gerais

Filarmônica de Minas vai ganhar sala própria. Por Clóvis Marques
Polêmico

Ricardo Teixeira e as suas verdades

Cartola não mede palavras para se defender de acusações
Cultura

Programação da Casa do Saber

Confira a programação de cursos em julho, no Rio de Janeiro
Há 50 anos, em 25 de maio de 1961, John Kennedy convocou uma sesssão no Congresso norte-americano para que o país se comprometesse, antes da década acabar, em enviar um homem à Lua e o trazer de volta à Terra, em segurança. Se eles conseguissem, dizia ele, não seria apenas um homem a chegar na lua, mas uma nação inteira. Pouco mais de oito anos depois, quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na superfície lunar, as imagens estamparam a memória de toda uma geração de terráqueos. Muitos acreditaram que Kennedy acelerou a corrida à lua para se recuperar do fiasco da Baía dos Porcos. Para John Logsdon, o decano dos estudos espaciais norte-americanos, Kennedy não estava especialmente interessado no espaço. Em seu novo livro, “John F. Kennedy e a corrida para a Lua”, mostra uma visão mais generosa do acontecimento. Depois que a União Soviética colocou Yuri Gagarin em órbita, o ex-presidente acreditava ser vital para os Estados Unidos assumir e vencer os soviéticos em algo realmente difícil. A lua caiu como uma luva.
Quanto a saber se o evento valeu a pena, ainda não há respostas, mesmo passados 50 anos. O projeto Apollo custou cerca de US$ 150 bilhões (cotados na moeda atual), cinco vezes mais que o projeto Manhattan e 18 vezes mais o custo de escavação do canal do Panamá. Entretanto, o pouso na lua foi mais que uma vitória na Guerra Fria, também mudou a forma com que as pessoas de todas as nações refletiam sobre si mesmas e sobre o mundo que compartilham.
O jubileu do discurso de Kennedy chega em um momento complicado para a política espacial norte-americana. O lançamento, esta semana, do Endeavour, recebeu atenção especial porque foi comandado por Mark Kelly, marido da deputada do Arizona, Gabrielle Giffords. Ainda mais significativo será o último voo do Endeavour. Quando o Atlantis fizer sua última viagem, em meados de julho, todo o programa de 30 anos de voos do ônibus espacial chegará ao fim.
Os ônibus nunca conquistaram a imaginação pública como o programa da Lua. Foram confinados à órbita da Terra, onde fizeram seu trabalho, sem glamour, de lançamento de satélites ou transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional. A opinião pública se chocou com as tragédias, mas se seduziram pelos sucessos cotidianos. De fato, foram menos sucessos do que o anunciado.
O que os ônibus previam, entretanto, era uma maneira para a América transportar pessoas em baixa órbita da Terra. Uma vez que a frota está aterrada, por um tempo não há maneiras próprias de entregar homens em qualquer parte do espaço. O Congresso ordenou a Nasa a contribuir com um novo foguete, mais poderoso e maior que o Saturn V, mas o presidente Barack Obama cancelou todos os planos de voltar à Lua.
Para a maioria dos americanos, negligenciar o voo espacial humano desta forma parece um triste fim para o capítulo glorioso de Kennedy, aberto há meio século. Ele decidiu fazer conquistas para os Estados Unidos em um espaço emblemático da grandeza nacional, e o projeto teve êxito. O programa Apollo imitou os aspectos da economia, desenhada para repudiar.
ff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário