Minha lista de blogs

sábado, 27 de abril de 2013

Felipe Maia defende Orçamento impositivo para garantir recursos aos municípios


Para garantir que os recursos das emendas parlamentares cheguem aos municípios, o deputado Felipe Maia (DEM) defendeu a implementação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 565/2006, que estabelece o Orçamento impositivo. A proposta torna obrigatória a execução das chamadas emendas individuais, em que cada deputado e senador têm R$ 15 milhões anuais para destinarem aos municípios.

De acordo com o deputado, os parlamentares têm hoje a prerrogativa de enviar recursos para os municípios. Dessa forma, as emendas são destinadas para itens específicos, tais como aquisição de ambulância, medicamentos, implementos agrícolas, calçamento de ruas e construção de quadras esportivas.

No entanto, no modelo atual o Poder Executivo pode decidir a respeito da execução do Orçamento, independente das metas fixadas pelo Congresso. Com isso, as emendas são contingenciadas e, ao final do ano, muitas ficam nos restos a pagar, podendo ser canceladas. Em 2011, apenas 33% das emendas parlamentares foram empenhadas. Em 2012, 40%.

“O Orçamento é uma peça de ficção. Estabelecemos os valores das emendas e elas não chegam ao destino. Sofre o prefeito que conta com esse recurso e a população que espera o posto de saúde, a reforma na escola, mas o dinheiro para isso nunca chega”, disse.

Felipe Maia destacou que o tema é suprapartidário, sem bandeira de base ou oposição, pois, segundo o deputado, os parlamentares querem ter suas emendas respeitadas. “Ninguém conhece mais o estado do que seus representantes. A presidente ou os ministros não conhecem os municípios e as necessidades dos moradores nos interiores. Os deputados e senadores, sim, percorrem as estradas do estado e veem o que se precisa nas cidades”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário