Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Eleitores vão aos cartórios para regularização de títulos


Hoje encerrará o prazo para os eleitores faltosos em três eleições regularizarem a situação junto a Justiça Eleitoral. Ontem a movimentação nos cartórios eleitorais foi intensa. Na sede da Justiça Eleitoral no bairro de Morro Branco, onde estão concentrados os cartórios das cinco zonas eleitorais que funcionam em Natal, o movimento foi intenso durante toda a quarta-feira. Até às 16h de ontem, cerca de 500 pessoas haviam sido atendidas.

Devido a intensa procura pela regularização da situação junto a Justiça Eleitoral, os eleitores se submetiam a duas filas na chegada a Zona Eleitoral. A primeira era uma fila comum a todas as zonas, onde a partir daí os cidadãos foram orientados como buscarem suas zonas, onde estavam registradas. A outra fila era na própria zona eleitoral.
Edu BarbozaEleitores vão às instalações da Justiça Eleitoral, onde apresentam as justificativasEleitores vão às instalações da Justiça Eleitoral, onde apresentam as justificativas

Chefe do cartório da 4ª Zona Eleitoral, Eraldo Morais de Macedo observou que a expectativa para hoje era de um movimento ainda mais intenso. Os cartórios abrirão às 8h e irão até às 19h. Para se regularizar junto a Justiça Eleitoral a pessoa precisa apresentar o título de eleitor e um documento com foto. Por cada eleição ausente, o valor a ser pago como multa é de R$ 3,50.

“O prazo se encerra apenas para quem faltou a três eleições. Os demais podem se regularizar fora do prazo que encerra hoje”, explicou Eraldo Morais. Zelma Gomes, auxiliar de serviços gerais,  foi ontem regularizar a sua situação. No entanto, no caso dela o prazo não estava válido, já que faltou apenas duas eleições.

O risco de ter o título cancelado a partir de amanhã é para a não regularização de quem ficou ausente em três períodos eleitorais.

A comerciante Socorro da Silva Freire deixou de votar em quatro eleições. Ontem, além de pagar a multa de R$ 14,00 ela teve que reativar o título eleitoral. “Deixei de votar porque fiquei desiludida com os políticos, mas meu marido me pressionou e eu vim regularizar minha situação”, comentou Socorro.

No caso daqueles que já tiveram o título cancelado, para reativar o cadastro é necessário apresentar,além do documento de identidade, comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário