Em 31 de agosto de 1997, Diana morreu em um acidente automobilístico no túnel da Ponte de l'Alma, em Paris, França, quando era perseguida por sete paparazzis. Diana estava jantando com Dodi Al-Fayed,herdeiro da cadeia de lojas Herrod´s e então namorado da princesa,em um restaurante quando começou a perseguição por parte dos paparazzis. No carro, Diana estava acompanhada de Dodi Al-Fayed e o motorista Henri Paul. A Mercedes-Benz S280 sedan deles bateu fortemente no 13° pilar do túnel. Como não havia barras metálicas entre os pilares, uma pequena mudança na direção do veículo poderia facilmente resultar numa colisão frontal.
O guarda-costas de Fayed, Trevor Rees-Jones, era o mais próximo do ponto de impacto e foi o único sobrevivente do acidente. Trevor também era o único ocupante do carro que estava utilizando o cinto de segurança - o que não é comum, pois guarda-costas precisam de livre movimento para proteger profissionalmente alguém. Rees-Jones, depois de meses em coma no hospital, disse que não tinha lembranças do acidente.
Henri Paul e Dodi Al-Fayed morreram imediatamente, e Diana - sentada ao banco de trás - resvalou-se brutalmente durante o impacto e bateu no banco à sua frente, causando uma hemorragia interna e quebra de ossos (baciae braço). Diana foi transportada para o Hospital Pitié-Salpêtrière, aonde, apesar das inúmeras tentativas de reanimação cardiorrespiratória, ela morreu às 4 da madrugada. Seu funeral, em 6 de setembro de 1997, foi assistido por aproximadamente dois bilhões de pessoas em todo o mundo.
No funeral de Diana, seu irmão Conde Spencer disse: Acima de tudo, nós agradecemos pela vida de uma mulher que tenho muito orgulho em poder chamar de minha irmã - a única, a complexa, a extraordinária a insubstituível Diana, cuja beleza, interna e externa, jamais se extinguirá de nossas mentes.
LegadoO interesse de Diana em ajudar as pessoas levou ao estabelecimento do Diana Memorial Award, prêmio conferido desde 1999 a jovens que têm demonstrado devoção e compromisso para com as causas advogadas pela Princesa.[24][25] Em 2002, Diana ficou em terceiro lugar, com pouco mais de treze por cento dos votos válidos, na lista dos maiores britânicos de todos os tempos, perdendo as duas primeiras colocações para Winston Churchill e Isambard Kingdom Brunel, primeiro e segundo colocados, respectivamente.[26][27]
Ela foi o maior ícone mártir da fama. Ela morreu por causa disso |
Em 1987, quando muitos acreditavam que a AIDS poderia ser contraída através do toque, a Princesa Diana sentou-se numa cama onde deitava um aidético e segurou sua mão. Ela mostrou ao mundo que as pessoas com AIDS não mereciam o isolamento, mas sim compaixão. Isso ajudou a mudar a opinião do mundo, ajudou as pessoas comAIDS, e também ajudou a salvar as pessoas em risco |
— '
|
Títulos
- 1961-1975: A Honorável Diana Frances Spencer (por ser filha de um Visconde)
- 1975-1981: Lady Diana Frances Spencer (título herdado após seu pai ter se tornado Conde)
- 1981-1996: Sua Alteza Real a Princesa de Gales (títulos recebidos no casamento com o Príncipe de Gales)
- 1996-1997: Diana, Princesa de Gales (após divórcio, mas ainda membro da Família Real)
HonrasO brasão de armas da princesa Diana enquanto esteve casada. Brasão de armasComo esposa do Príncipe de Gales, Diana usava um brasão de armas que incluía o real brasão de armas do Reino Unido com um plano, um escudo e um letreiro do brasão de armas do principado de Gales (o brasão do Príncipe de Gales), juntando dois brasões em um escudo com o 1° e o 4° quarteisplano branco, e o 2° e o 3° quartéis suportando três douradas bandas entrelaçadas com três bandas sinistras em um fundo de cena vermelho desfigurado com três conchas (o brasão de armas do Conde Spencer, pai de Diana). Os guardiões foram um leão coroado dourado do Brasão de Armas Real e umgrifo alado do brasão dos Spencer. O escudo teve a coroa do Príncipe de Gales. Seu lema era Dieu Defend le Droit (Deus defende o direito, em português), também usado no brasão dos Spencer.
Com o divórcio, Diana passou a usar o brasão da família Spencer coroado com uma pequena coroa real.
Referências
- ↑ Sangue azul já importa menos em casamentos reais (em Português). British Broadcasting Corporation. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ O trono britânico - [Guia dos Curiosos] (em Português). O Guia dos Curiosos. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Charity work Princess Diana of Wales (em inglês). Biography Online. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ A novela da pessoa mais famosa do mundo (em Português). Diário de Notícias. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b Lady Diana - Biografia - UOL Educação (em Português). UOL Educação. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ 1997: Diana's funeral watched by millions (em Inglês). British Broadcasting Corporation. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Dez anos depois, Diana ainda está nas manchetes (em Português). British Broadcasting Corporation. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b Biography of Diana, Princess of Wales (em Inglês). Biography Online. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana liderava 'aristocracia da exposição' (em português). G1.Globo.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b c d Princess Diana:The Early Years (em Inglês). British Royals. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana Frances Spencer, Princess of Wales (em Inglês). Geni.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Princess Diana Biography - Facts, Birthday, Life Story (em Inglês). Biography.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Em vídeo inédito, Diana fala de infância "infeliz" (em Inglês). Portal Terra. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b Princess Diana - Lady Diana Spencer (em Inglês). princess-diana.co.uk. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana, a princesa do povo (em Inglês). Guia do Estudante. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana: In Search of Herself (em Inglês). Sally Bedell Smith. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Nannies tell new details of Princess Diana's childhood - CNN (em Inglês). CNN.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b Haunted by the image of fame: Diana, Princess of Wales(em Inglês). The Guardian. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ History of Vacani (PDF) (em inglês). Vacani (Clapham) School of Dance.
- ↑ Sloane Rangers adapt to survive (em Inglês). The Daily Telegraph. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana, Princess of Wales (em Inglês). Direct Says. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Sloane Rangers adapt to survive (em Inglês). The Daily Telegraph. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana tentou casar a irmã mais velha com o príncipe Carlos. Diário Digital.
- ↑ Althorp - Day Visits & Public Events - The Exhibition (em Inglês). Althorp.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ PRINCESS DIANA (em Inglês). Paralumun New Age Village. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ 10 Great Britons (em Inglês). Get a UK Job.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Churchill voted greatest Briton (em Inglês). British Broadcasting Corporation. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Lady GaGa diz que se inspira em Lady Di e Faith No More(em Português). Portal Terra. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Written evidence submitted by Comic Relief (em Inglês). International Development Committee. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Elton John Biography (em Inglês). The Rock and Roll Hall of Fame. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Diana, Princess of Wales Memorial Fund (em Inglês). Charity Commission. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ RTP1 transmite 'Concert for Diana' (em Português). Diário de Notícias. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b c Princess Diana, Princess of Wales: Queen of Humantity (em Inglês). princess-diana.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Princess Diana, Princess of Wales: Curriculum Vitae (em Inglês). princess-diana.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Anti-land mine activists win Nobel Peace Prize (em Inglês). CNN.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ The Life of Diana, Princess of Wales: Separation And Divorce (em Inglês). British Broadcasting Corporation. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Princess Diana 1961 - 1997 Lady Diana : Princess of Wales(em Inglês). princess-diana.us. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Charles e Diana: o conto de fadas que se tornou pesadelo(em Português). Revista Veja. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Princesa Diana [O Guia dos Curiosos] (em Português). O Guia dos Curiosos. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ 1997: Princess Diana sparks landmines row (em Inglês). British Broadcasting Corporation. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ a b Princess Diana's anti-mine legacy (em Inglês). Cable News Network. Página visitada em 21 de abril de 2012.
- ↑ Lady Di A Princesa do Povo (em Inglês). Revista EcoFênix. Página visitada em 21 de abril de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário