Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de julho de 2012

Aprovada a 1ª pílula preventiva anti-Aids nos EUA

Ainda não dá para dizer que o inimigo foi derrotado, mas a Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (16), o maior golpe dado até hoje rumo à neutralização do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
O HIV, causador da Aids ( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), terá agora como “grande rival”, além dos preservativos, uma pílula que vai ajudar a prevenir a contaminação em grupos de risco. Trata-se da Truvada, desenvolvida pelo laboratório Gilead Sciences.
“O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição, em combinação com práticas de sexo seguro, para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação”, afirmou a  nota oficial do FDA.
O medicamento em si não é nenhuma novidade e já está no mercado farmacêutico norte-americano desde 2004, mas era indicado apenas para pessoas já infectadas, em combinação com outros retrovirais.  Agora, o FDA aprovou o uso do Truvada também como meio preventivo. A medida deve beneficiar inicialmente grupos de risco como homens homossexuais e profissionais do sexo, de um modo geral.
Para citar um exemplo de como o novo medicamento é eficiente, experimentos feitos com homossexuais nos Estados Unidos, revelaram que o risco de contaminação caiu entre 44% e 73% nesse grupo. Um dos experimentos mais bem sucedidos foi realizado  em 2010 e publicado no New England Journal od Medicine.
Nele, 2.499 homens que tinham relações com outros homens e não estavam infectados foram selecionados para tomar uma dose diária de Truvada (composto por 200 mg de emtricitabina e 300 mg de tenofovir disoproxil fumarato) ou um remédio placebo, como grupo-controle. O grupo que tomou o medicamento regularmente teve cerca de 73% menos infectados .
Mas apesar de ser apontada como grande aliada na prevenção da síndrome, a pílula recebeu críticas entre profissionais de saúde estadunidenses temerosos que sua disseminação estimule comportamentos sexuais de risco. No Brasil, ainda não há previsão de uso do Truvada com finalidade preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário