Minha lista de blogs

terça-feira, 12 de junho de 2012

Crianças nas feiras livres


Apesar de toda busca por melhorias ainda é possível presenciar crianças acompanhando familiares em seu trabalho nas feiras livres. Na manhã de ontem, no bairro das Rocas, não era diferente. Uma criança de sete anos, que terá seu nome preservado, manuseava uma faca peixeira que tinha quase o tamanho do seu braço, tentando copiar o que seu tio, um peixeiro com banca instalada na feira, fazia. "Trouxe ele para só para não ficar sem fazer nada em casa. É a primeira vez que ele vem", afirmou o feirante, que não quis entrar em mais detalhes sobre a condição da criança. 

Seguindo uma ação nacional, entre os dias 1 e 2 de junho, integrantes do Foca-RN estiveram em 34 lava-jatos de Natal, para fiscalizar os estabelecimentos quanto à presença de adolescentes trabalhando. A atividade, que envolve contato direto com produtos químicos perigosos para saúde, é proibida para menores de 18 anos sob qualquer circunstância. "Encontramos 16 adolescentes trabalhando em lava-jatos. Vamos enviar estes dados para juntar com todos osoutros do país, já que o trabalho é uma campanha nacional", destacou Marinalva Cardoso. Segundo os dados da entidade potiguar de combate ao trabalho infantil, além destes adolescentes mais 158 crianças foram retiradas do trabalho ilegal em 2012. 

Dentre as parcerias do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, a coordenadora local aponta a Procuradoria Regional do Trabalho como a principal, mas cobra da própria sociedade e do poder público uma postura mais firme em defesa dos menores de idade. "A nossa parceria com a procuradoria é vital, uma das mais efetivas. Junto com a procuradoria são trabalhados os termos de ajustamento, além da aplicação de multa para quem infringe a lei. Ao mesmo tempo precisamos cobrar muito mais das prefeituras e do Governo, para que montem seus planos de combate e mostrem a destinação dos recursos, e da sociedade que usa mão-de-obra infantil, quando deveria recusar", aponta Marinalva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário