Minha lista de blogs

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Municípios devem ficar atentos às responsabilidades do Plano Brasil Sem Miséria


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores que as responsabilidades referentes ao Plano Brasil sem Miséria aumentaram.  O Plano que é direcionado às famílias com renda de até R$ 70 por pessoa busca integrar: garantia de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva urbana e rural.
Para efetivação do Plano, o Cadastro Único e a Busca Ativa são estratégias utilizadas para o reconhecimento da população alvo do programa.  O Cadastro serve para os governos federal, estadual, distrital ou municipal conheçam as famílias mais pobres e organizem a oferta de serviços públicos para essa população. Todos os Municípios brasileiros operam o Cadastro Único. A Busca Ativa é o deslocamento de equipe até as famílias extremamente pobres para inclusão no projeto.
Para atender essas exigências, a CNM lembra que o Município precisa de uma estrutura de operacionalização que disponha entre outras coisas de equipamentos, de pessoal qualificado, de realização do translado da equipe e capacitação de pessoal. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, todas essas responsabilidades precisam ser consideradas, pois a responsabilidade dos Municípios só aumenta em detrimento dos planos da União.

Mais gastos para o gestor

O Plano Brasil Sem Miséria implica em gastos para a Assistência Social e o recurso que a União tem informado para repasse é de pouco mais de três reais para cada família cadastrada. A CNM defende que o apoio financeiro de gestão seja reavaliado diante das exigências estabelecidas aos Municípios, uma vez que cabe ao ente municipal o papel de execução da busca ativa, preenchimento e atualização periódica das informações.

Seca provoca desastre ambiental na cidade de Lagoa Nova na Região do Seridó

Milhares de peixes mortos as margens da lagoa
Nos últimos dias, os habitantes da zona urbana do município de Lagoa Nova tem sentido no ar uma novidade nada agradável. Às margens da lagoa que deu origem à cidade, milhares de peixes mortos estão apodrecendo e outros tantos agonizam tentando sobreviver. O cenário é catastrófico e impressiona pelas proporções.
A poluição e o abandono da lagoa é um risco eminente à saúde pública. Além do mau cheiro, os peixes em decomposição podem ocasionar a transmissão de doenças. Mesmo assim presenciamos crianças brincando nas margens da lagoa em companhia de dezenas de urubus que se juntaram para se alimentar das carnes podres.
De acordo com o é médico veterinário e gestor ambiental lagoanovense João da Mata Bezerra, o fenômeno é ocasionado pela alta salinidade da água e pela escassez de oxigênio devido à elevada evaporação por causa da seca prolongada que assola o nordeste brasileiro. De acordo com uma análise feita anos atrás pelo Idema e pela Secretaria do Estado de Recursos Hídricos, a água da lagoa é super salina e, portanto, imprópria para o consumo humano.
A salinidade mede a quantidade de sais dissolvidos nas águas que é maior no verão e menor no inverno. A evaporação pode aumentá-la enquanto que as chuvas costumam diminuir esse percentual.

Fonte: Blog do BG

C. NOVOS: PM apreende dois menores com arma artesanal após tentativa de assalto

ARMA APREENDIDA EM PLENO FUNCIONAMENTO
MENOR QUE CONFESSOU TER FABRICADO A ARMA
MENOR COM VÁRIAS PASSAGENS
  Fonte:Sd PM J. Júnior
Fotos: J. Júnior
Por volta das 13h00 de hoje (06/02/13) a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência em que dois adolescentes teriam tentado assaltar um mercadinho no Bairro Parque Dourado. Chegando ao local a guarnição comprovou a denúncia e encontrou o proprietário, Élcio Pereira, bastante nervoso, mas mesmo assim ele repassou a descrição dos acusados.
Rapidamente foi montado um cerco na área e minutos depois a rádio patrulha localizou os acusados, ambos de 16 anos com uma arma artesanal.
Um dos adolescentes que estava com a arma já foi apreendido com uma arma de brinquedo pelo o GTO e em outra oportunidade com um punhal pelo o Ronda Escolar e confessou que foi quem fabricou a arma apreendida hoje.
O outro adolescente confessou que já respondeu em Natal por assalto a mão armada tentativa de homicídio e furto em Currais Novos, e já cumpriu pena sócio- educativa no CEDUC.
Os menores confessaram a tentativa de assalto e só não foram bem sucedidos porque não havia dinheiro no caixa naquele momento. Eles acrescentaram que adentraram no estabelecimento, renderam o dono e anunciaram o assalto.
Os menores foram encaminhados para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Comandantes da PM e Bombeiros determinam apuração imediata de confusão entre Oficiais de Caicó

MAJOR WALMERY COSTA- Comandante do 6ºBPM
Fonte: Sidney Silva (Link nesse blog)
O Coronel Francisco Araújo, comandante da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, tomou conhecimento da ocorrência que envolveu os dois oficiais, um da PM e outro dos Bombeiros, na tarde desta quarta-feira, (06), em Caicó, quando o bloco Camburão da Alegria foi impedido de sair por falta de segurança técnica. Inclusive, no momento do fato, Araújo, estava reunido com o comandante dos Bombeiros no Estado, o coronel Elizei Lisboa Dantas.
Em contato com o Blog, Cel Araújo, disse que de imediato ligou para o Major PM Walmery Costa, comandante do 6º BPM, e determinou que ele providenciasse o apaziguamento dos ânimos e posteriormente de forma imediata fizesse o comunicado ao Comando de Policiamento do Interior – CPI, para que seja apurado.
Come relação aos Bombeiros, o coronel Eliseu Dantas, determinou que também fosse feito o comunicado ao comando geral da Instituição em Natal, para que seja apurada toda a ocorrência.

VIOLÊNCIA CHOCANTE : Acusados de estupro foram retirados de cadeia e queimados dentro de pneus

http://www.gazetadailha.com.br/wp-content/uploads/2013/01/homem_carbonizado.jpg
SÃO LUIZ (MA) – Cerca de dezesseis  homens invadiram a delegacia de Pastos Bons, interior do Estado, renderam um policial e o carcereiro, que estavam de plantão, e retiraram dois detentos acusados de estuprar e matar uma senhora em Santa Tereza, a 80 quilômetros da cidade.O fato aconteceu à meia-noite da sexta-feira passada. Além de violentamente espancados antes da morte, os presos  ainda tiveram o ânus arrombado por pedaços de cabo de vassoura e varas de bambu, que perfuraram intestinos  ocasionando hemorragia e morte.
 Os dois detentos foram encontrados mortos a oito quilômetros de Pastos Bons, na estrada de aceso ao povoado Macaúba, nas proximidades do projeto do Milton. Um dos detentos foi morto e carbonizado . O outro ainda conseguiu fugir, mas os linchadores  conseguiram pegá-lo e o mataram a cem metros da estrada carroçal, onde encontraram o primeiro corpo. A polícia não tem pistas dos assassinos. Acredita que os crimes foram cometidos por vingança.
 
 Do Diário do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário