Minha lista de blogs

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aulas de carna-samba agitam academias dias antes do carnaval

Atividade promete ensinar samba para quem quer desfilar na avenida.
Uma hora de aula pode queimar até 500 calorias, segundo professora.

Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos
Comente agora
  •  
Aula de samba reúne pessoas que querem desfilar pela primeira vez no carnaval (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Aula reúne pessoas que querem desfilar pela primeira vez no carnaval (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
A batida da bateria e o ritmo dos sambas enredos agradam diversas pessoas, porém, nem todos que curtem a folia de carnaval têm o samba no pé necessário para fazer bonito na avenida ou nos bailes.  Foi pensando nesse público iniciante que uma academia de Santos, no litoral de São Paulo, começou a promover aulas de carna-samba. Além de ensinar a dançar, a aula é uma ótima opção para manter a forma.
As aulas são conduzidas pela rainha de bateria da escola de samba União Imperial, Claudia Waléria Rodrigues. Além de ensinar os passos, Claudia conta com a experiência na avenida para dar dicas de elegância e graciosidade. “O mais importante para quem samba é manter a postura sempre ereta, sorriso no rosto e as mãos sempre para cima, como se estivessem acabado de pintar as unhas”, brinca a professora.
Claudia ensina às alunas que é essencial estar sempre na ponta dos pés, o que torna a aula um excelente exercício para as pernas. “Todo mundo sai da aula suando. Eu misturo vários estilos de músicas ligadas ao carnaval, como axé e samba enredo. Começo a aula com um samba rock, para que todos peguem os passos aos poucos”, diz Claudia.
A professora afirma que qualquer um pode aprender a sambar, independente da idade. O período pré-carnaval gera um estímulo maior. Esse estímulo ajudou a dona de casa Patrícia de Azevedo, que vai desfilar na escola de samba X-9. “Eu faço parte da bateria da escola. Lá não posso sambar muito, mas decidi que já estava mais do que na hora de aprender a sambar. Estou na segunda aula e já estou adorando”, afirma.
A comerciante Ana Vale também é iniciante na aula de samba. Ela decidiu prorrogar a estreia na avenida para o próximo ano. “Começo as aulas de samba agora, para em 2014 eu estar arrasando na avenida. Com certeza irei desfilar em São Paulo. Adoro carnaval”, diz a comerciante.
Além de aprender todos os passos de samba e receber dicas para fazer bonito na avenida ou nos bailes de carnaval, a aula é uma opção completa de exercício físico. Perde-se em média 500 calorias em uma hora de samba. Além disso, melhora o condicionamento físico e trabalha diversos músculos, como abdômen, glúteos e pernas.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
Uma hora de samba pode queimar até 500 calorias (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Uma hora de samba pode queimar até 500 calorias (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário