Minha lista de blogs

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Rio Acre se aproxima de cota histórica.

Imprimir E-mail
Escrito por Leandro Chaves - leandrochaves@pagina20.com.br   
02-Ago-2011
Com 1,88m, manancial está abaixo da média para agosto e pode atingir nível recorde registrado em 2005
O rio Acre está cada vez mais raso. Ontem, a Defesa Civil Estadual registrou nível de 1,88 metros, valor inferior ao catalogado no mesmo período do ano passado (2,3m) e de 2005 (1,99m), quando o Estado enfrentou a pior seca dos últimos 34 anos, deixando o rio com nível histórico de 1,64m desde que foi iniciada a medição diária, em 1971.
Embora seja comum o rio Acre apresentar baixos níveis na estiagem (ou seca), o coordenador da Defesa Civil Estadual coronel Oliveira avalia com preocupação a situação do manancial. Isso porque o volume das águas está muito abaixo da média definida para agosto (3,18m). A tendência é que o rio se distancie mais ainda dessa cota, uma vez que o mês começou agora e desde junho as águas só têm baixado.
cotidiano_020811_8.jpg
APENAS 24 centímetros separam o nível do rio Acre de hoje do de 2005, o mais seco das últimas três décadas
“Desde o início da estiagem ainda não ouve subida. O rio estabiliza durante dois ou três dias, mas logo volta a descer”, disse Oliveira. Segundo ele, a falta de chuvas, as altas temperaturas e a intensidade dos ventos fazem com que a água do manancial evapore mais rápido, contribuindo para a queda do nível. A situação deve se agravar em setembro, quando o rio se torna ainda mais raso, de acordo com o histórico de secas.
Na sexta-feira (29) as réguas marcavam 1,93m. Oliveira não descartou a possibilidade de, até o final da seca, o rio que corta a capital acreana e as cidades de Brasileia, Xapuri e Boca do Acre atingir a marca histórica de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário