Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Operação Província 2: filhos de ex-prefeito de Tianguá são dois dos presos


31.08.2011| 16:39

A Polícia Federal já cumpriu 12 dos 13 mandados de prisão da Operação Província 2, deflagrada nesta quarta-feira, 31, no município de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba. A ação tem como objetivo desarticular um esquema de desvio de verbas públicas – sobretudo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Dois dos presos são Gilberto Moita Filho e Victor de Castro Moita, ambos filhos do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita. Também foram capturados Carlos Kennedy Fortuna de Araújo, Rodrigo Fortuna de Araújo, Maria Aparecida Ferreira Pinto, Sidney Rodrigues da Silva, Edgley Franklin, Francisco Reginaldo Rodrigues Nunes, Raimundo Aguiar Gomes, Francisco Ferreira Pinto, Antônia Daniele Nunes.

A ação da PF acontece em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público do Estado do Ceará. Além das prisões, foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão no Município.

Ao todo, sete servidores da CGU, seis promotores de Justiça e 77 policiais federais participam da ação. De acordo com as investigações, diversos processos licitatórios realizados pela prefeitura de Ibiapina entre 2009 e 2011 foram fraudados.

Os crimes
Empresas-fantasmas estariam sendo convidadas a participar dos certames de modo a simular competição. A maioria das licitações em que a quadrilha atuava era destinada à locação de veículos – inclusive para o transporte escolar –, a obras e à realização de eventos. O montante dos contratos fiscalizados supera R$ 30 milhões, de acordo com a Polícia Federal.

Além de expedir mandados de prisão e de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas, a Justiça determinou o bloqueio de bens das pessoas e de empresas envolvidas, além da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico dos investigados.

A Operação Província I foi desencadeada em março deste ano com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no desvio de verbas públicas em vários municípios do Ceará e de órgãos da estrutura administrativa do governo estadual, com a participação de servidores públicos e membros de comissões de licitação.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário