Programa tinha coordenação estadual da educadora que morreu em acidente aéreo
Postado em 02/08/2011 às 09:32 horas por Bruno Soares na sessão Educação

Após dois anos, termina esta semana o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL). A programação será encerrada nesta sexta-feira, 5, no Kiko’s Festas e Eventos com diversas atividades, entre elas uma homenagem à coordenadora estadual Antônia Fernanda Jales, vítima do acidente aéreo da Noar.
O curso com duração de dois anos foi destinado à qualificação de professoras que estavam em sala de aula mesmo sem ter o magistério ou curso superior em Pedagogia.
“A formação veio para garantir que elas continuassem trabalhando no ensino infantil, agora com qualificação”, destaca Raimundo Antônio, professor-formador do programa. Foram preparadas 38 professoras da Agência Formadora de Mossoró que ainda abrangeu as cidades de Areia Branca, Caraúbas, Janduís, Messias Targino e Alexandria.
O programa do Ministério da Educação foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria Estadual de Educação e municípios.
A coordenação geral do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará era de Fernanda Jales. Na solenidade de encerramento será feita uma homenagem à educadora, que era um ícone quando se falava em educação infantil no Brasil.
Foram preparadas uma crônica e uma placa – ambos de autoria de Raimundo Antônio - lembrando o legado de Fernanda Jales enquanto pessoa e profissional. As homenagens serão recebidas pela sua mãe, Liceuda Jales.
As atividades começam às 9h com uma palestra preferida pelo professor Francisco Paiva e exposição dos trabalhos de conclusão de curso das 38 formandas. A solenidade terá a presença da secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho; a diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), Magali Delfino, e secretários municipais de Educação. Às 14h, haverá a aula da saudade e às 19h a colação de grau, jantar e festa de encerramento.
O programa já foi desenvolvido em quatro etapas em outras cidades do País. Esta foi a primeira vez que Mossoró e região foram contempladas. Raimundo conta que há expectativa de formação de uma nova turma no início do próximo ano.
“A demanda ainda é grande. Em 24 cidades da tromba do elefante [formato da região Oeste do RN] há 188 professoras que podem ser contempladas”, completa.
Com informações do repórter Bruno Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário