Minha lista de blogs

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Exu, Recife e São Paulo recebem série de homenagens a Gonzagão



PUBLICIDADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO

Se, por um lado, o memorial em homenagem a Luiz Gonzaga perdeu a efeméride do centenário do rei do baião, por outro, uma série de comemorações vêm ocorrendo ao longo do ano por todo o país, dando a real dimensão da importância do músico para a cultura brasileira.
Além do filme "Gonzaga - De Pai para Filho" (de Breno Silveira), e de lançamentos de discos, livros e DVDs, diversos shows celebram nesta semana os cem anos de Gonzagão em Exu (PE), sua cidade natal, em Recife e em São Paulo.
Exu, que recebe atividades comemorativas desde o início dessa semana, terá apresentações de Gilberto Gil, Dominguinhos e Elba Ramalho.
"O baião nunca mais saiu da minha rota. Aprendi com Gonzaga a permanecer fiel ao gênero que ele criou", diz Dominguinhos, considerado um dos principais sucessores do músico na sanfona.
Editoria de Arte/Folhapress
Já Recife terá shows de Fagner, Genival Lacerda, Anastácia, Silvério Pessoa, Hebert Lucena e outros músicos influenciados pela obra do pernambucano.
"Na década de 1970, eu estava seguindo para uma direção mais urbana. O encontro com ele amadureceu em mim a ideia de me voltar novamente para o Nordeste", comenta Fagner, que gravou dois discos com Luiz Gonzaga nos anos 1980.
Alceu Valença, que também se apresenta na capital pernambucana hoje, assim como Gonzaga, é um dos responsáveis pela difusão pela música nordestina pelo país.
"Tive acesso às mesmas manifestações que o ajudaram a formatar o seu estilo. O canto dos aboiadores tangendo o gado, dos emboladores de coco, dos cegos de feira, dos tocadores de sanfona de oito baixos e dos poetas de cordel", diz Alceu.
As homenagens ao sanfoneiro não se restringem ao Nordeste, ganhando espaço também em São Paulo pelas vozes de pessoas não necessariamente próximas ao universo do músico.
Nesta quinta (13) e sexta (ingressos esgotados), Angela RoRo, Wilson Simoninha, Elke Maravilha, Filipe Catto, Amelinha e Anastácia interpretam clássicos do baião em show no Sesc Pompeia.
Sexta, sábado e domingo, músicas de Gonzaga ganham arranjos eruditos, no Sesc Vila Mariana, pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. (LUCAS NOBILE E MATHEUS MAGENTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário