Minha lista de blogs

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jornalista francês morre na Síria durante cobertura de manifestações.



O jornalista Gilles Jacquier, repórter da televisão pública France 2, morreu nesta quarta-feira (11), na cidade de Homs, na Síria. As informações são do portal G1

Segundo um fotógrafo da France Presse que estava próximo, um obus (uma peça de artilharia, parecido com um canhão) caiu sobre um grupo de jornalistas que fazia uma reportagem na cidade, e de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, grupo com sede em Londres, outro jornalista teria ficado ferido.

Homs é foco das manifestações contra o regime do presidente Bashar al Assad, mas o incidente teria ocorrido durante uma manifestação favorável ao governo. Segundo a ONU, desde o início da revolta popular, em março de 2011, mais de 5 mil pessoas morreram, sendo Jacquier o primeiro jornalista ocidental.
Jacquier era repórter especial do France 2 desde 1999. Fez coberturas no Iraque, no Afeganistão, no Kosovo e em Israel. Realizou inúmeras reportagens para o programa "Enviado Especial". Começou a carreira no canal France 3, na redação regional de Lille, no norte da França, em 1991.

Ele ganhou, em 2003, o prêmio Albert Londres por uma reportagem feita durante a segunda Intifada, a revolta palestina, e sobre a operação Muralha, comandada pelo exército israelense, em abril de 2002.

Um comentário: