Minha lista de blogs

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeitos participam de evento em Brasília

FOTO: DIVULGAÇÃO
Municípios fortes, Brasil sustentável

SUL FLUMINENSE
Começou, ontem à noite, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF, o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável e a presidente Dilma Roussef. Todos os principais projetos e políticas públicas do governo federal serão apresentados em oficinas e em palestras com ministros.
Serão também apresentados os projetos executados em parceria com os governos municipais, entre eles, o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Segundo a ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais e coordenadora do evento, Ideli Salvatti, o encontro é muito importante para promover uma integração ainda maior entre os gestores municipais e a União. “A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”.
Até amanhã, o local ainda terá estandes de dezenas de programas voltados às prefeituras. Palestrantes também falarão de boas práticas já adotadas com sucesso em governos anteriores e serão oferecidas aos gestores capacitação em diversas áreas.
No sul fluminense, apenas Resende não confirmou presença no encontro e, até o final desta edição, ainda não havia a confirmação se o prefeito José Rechuan (PP) teria enviado algum representante. Entretanto, numa conversa anterior, Rechuan adiantou que Resende já foi contemplada com verbas para construção de creches, por exemplo, em parceria com o governo federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “Um novo investimento destinado à cidade será muito proveitoso e, sem dúvida, muito bem utilizado pela nossa equipe”, ele disse. O município projeta ao menos três creches utilizando recursos federais: as creches da Morada do Contorno (região da Grande Alegria) e da Morada da Barra (região das Barras), além do projeto da futura creche da Cidade Alegria.
A prefeitura de Resende desenvolve o projeto da creche e uma pré-escola no Loteamento Morada do Contorno. As duas unidades vão atender 120 crianças em horário integral, com idade entre zero e seis anos. O projeto padronizado faz parte do Programa Pró-Infância, com uma área construída de aproximadamente 1.120 metros quadrados e espaços diferenciados para abrigar a creche e a pré-escola no mesmo terreno. Além das salas, berçários e demais dependências, a construção conta ainda com um amplo pátio coberto e uma arquitetura moderna. O alicerce do prédio já foi totalmente concluído e atualmente a obra está na fase de alvenaria. A nova unidade de Educação Infantil, orçada em R$ 960 mil, irá atender grande parte das crianças da Grande Alegria que aguarda por uma vaga na creche. Além de ceder o terreno para a construção da creche e da pré-escola, a prefeitura irá custear todas as despesas com mobiliário.
Jonas Marins (PCdoB), prefeito de Barra Mansa, estava em Brasília desde sábado, num encontro nacional de prefeitos e prefeitas eleitas de seu partido. Na agenda, o encontro com a presidente. Seu retorno à cidade, porém, estava marcado para ontem à noite.
O prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê (PP) estava, na sexta-feira, animado com o encontro. “Temos muitos projetos, principalmente na área de educação, como a construção de novas creches, que queremos colocar em prática para gerar mais qualidade de vida para nossos moradores e esse encontro certamente trará novidades importantes para o município.”
Volta Redonda enviou o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva. Segundo ele, o encontro é importante para o governo apresentar aos prefeitos e representantes dos municípios as linhas de crédito, financiamento e forma de apresentação de projetos dos municípios para o Governo Federal.
Quatis tem as melhores expectativas com o encontro: “Esta é a oportunidade que os municípios têm para trocar experiências a respeito dos consórcios intermunicipais, instrumento fundamental para que as cidades da região trabalhem em parcerias para suprir as necessidades das demandas comuns desses municípios”, declarou o prefeito Bruno de Souza (PR).
José Roberto Pereira da Silva (PSD), vice-prefeito, foi o escolhido para representar Porto Real. Segundo ele, a prefeita Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT), solicitou todo o empenho no encontro com a presidente para que o município possa se beneficiar de todas as políticas públicas que necessite e que estejam disponíveis.
Conceição Rabha (PT), prefeita de Angra dos Reis, seguiu viagem acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Ação Social, Leandro Silva (PDT), o secretário de Obras, Jefferson Deccache, a secretária de Educação, Cláudia Nogueira, o secretário de Meio Ambiente,Ricardo Toledo e o subsecretário de Planejamento e Projetos, Raul Vaz.   Em seu programa de governo, Conceição planeja a construção de creches em todos os bairros do município, que deverá ser antecipada graças a esse programa do governo federal. Ela espera ter sua pauta de reivindicações totalmente atendida, visto que a presidente Dilma Rousseff tem conhecimento das necessidades de Angra dos Reis nas áreas dos programas, que serão temas do encontro.

Postado em 29/01/2013 11:01:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário