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quarta-feira, 7 de março de 2012

Mais Você mostra como se adaptar melhor ao câmbio automático do seu veículo

Nos últimos cinco anos, o número de carros automáticos dobrou no Brasil, atingindo a marca de 500 mil em 2011. É um sonho para muita gente, mas é preciso cuidado para não acabar cometendo um acidente, já que o funcionamento do carro é diferente. O Mais Você desta quarta, 07 de março, mostrou as principais dificuldades na hora de se adaptar ao veículo e deu dicas para quem está pensando em comprar um.

Parece mais fácil, afinal, é só ligar o motor e acelerar, sem precisar se preocupar com a marcha do carro. “Desde que você se acostume, você se sente mais segura”, afirma a professora Maria Inês Santoro, que tem um carro automático.

Taxista experiente sofre ao dirigir um veículo automático pela primeira vez na vida

Apesar de ser uma motorista experiente, a taxista Simone Silva, de 43 anos, nunca havia dirigido um carro automático. Desafiada pelo Mais Você, Simone dirigiu um e sentiu na pele que, apesar de ser mais fácil de dirigir, a diferença com os carros comuns pesa. A dificuldade inicial foi ligar o carro. “Primeiro tem que pisar no freio e depois apertar o botão”, explicou o repórter Fabrício Battaglini.

O repórter ainda precisou dar mais dicas para a taxista, que insistia em mexer no câmbio manualmente. “Confesso que eu não sei”, assumiu a taxista, tentando sair com o carro pela primeira vez. Após as dicas, Simone consegue sair com o carro tranquilamente, mas revela seu principal problema: “Vício do carro mecânico”.

Na hora de desligar o carro, outro problema. Simone arrisca um chute sobre a posição do cambio para desligar, mas descobre que é muito mais fácil do que pensava. Mesmo assim, ela explicou sua sensação após o teste. “Requer bastante atenção e um certo treinamento também, para assimilar todos os comandos”, garantiu a taxista.

Ana Maria alerta: antes de dirigir um carro automático, é bom se acostumar com o sistema

“Não vai sair dirigindo um carro automático achando que ele é mais fácil”, alerta Ana Maria, explicando que, além da diferença no câmbio, o freio também é diferente e, sem a atenção do motorista, também pode provocar um acidente.

Dono de oficina especializada dá dicas para economizar combustível

O repórter Fabrício Battaglini conversou com o dono de oficina Pedro Scopino, que explicou o que significa cada letrinha do câmbio automático. A letra "p", do inglês park, é para parar: “Mesmo sem o freio de mão, o veículo não sai do local com a letra "P", mesmo na descida, é uma segurança a mais”. A letra "D", drive, é para dirigir. A letra "R", para dar ré e o "N", é o neutro, famoso ponto morto.

Pedro deu uma dica importante: “Parou no semáforo, ou no trânsito, sempre deixe o veículo ligado e o "D" engatado, sempre”, caso contrário, usando o "N", para mudar a marcha, que o carro também dá a opção de mudar a marcha manualmente, acionando uma alavanca.

Para economizar, é importante fazer a redução de marchas em pequenos declives na forma manual. “Passar para o 3 ou para o 2 manualmente, assim você reduz o desgaste dos freios”, explica Scopino.

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