Estudantes recebem orientações sobre obesidade em todo o país

O projeto foi idealizado pelo Ministério da Saúde e deve abranger cinco milhões de alunos em mais de 20 mil unidades de educação.
A ação consiste em uma programação diferenciada, que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, os estudantes passarão por avaliações nutricionais, atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar, além de visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde.
“A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos e o tema prioritário do trabalho será Prevenção da obesidade”.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Já os jovens de 10 a 19 anos, um em cada 5 apresenta excesso de peso”.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta que é preciso intervir. “Vamos discutir como a escola pode ajudar na construção de hábitos mais saudáveis. Crianças e adolescentes bem orientados influenciam os pais dentro de casa”.
O PROJETO
O Programa Saúde na Escola foi implantado no ano passado, quando o Ministério da Saúde autorizou, no mês de dezembro, R$ 118,9 milhões para mais de dois mil municípios que aderiram ao projeto.
Os parceiros se comprometem a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes.
“Os municípios já recebem 70% do valor para realizar as ações, os 30% restantes são pagos após prestação de contas”.
Os municípios que apenas aderiram à Semana de Mobilização, devem recebem um incentivo extra de R$ 558 por equipe de saúde da família envolvida na ação.
EM CATANDUVA
A Diretoria de Ensino da Região de Catanduva afirma que ainda não recebeu orientações do Ministério da Saúde a respeito da Semana de Mobilização.
Mas ressalta que desenvolve várias atividades para fortalecer os jovens, diminuindo a vulnerabilidade destes frente aos problemas de saúde, tais como Prevenção Também se Ensina, Semana da Alimentação saudável, Saúde Bucal, Saúde Ambiental, Agita Galera, Saúde e Prevenção nas escolas.
“Temos ainda os projetos interdisciplinares e campanhas de prevenção de acordo com a demanda, entre elas, Hepatites, Hanseníase. Sarampo, Coqueluche, Difteria, Leishmaniose, etc”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário