Minha lista de blogs

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Capitão do 1º título brasileiro da história morre aos 80 em MG


  SÃO PAULO
O ex-lateral direito Leone, capitão do Bahia na conquista da Taça Brasil de 1959, o primeiro Campeonato Brasileiro da história, contra o Santos de Pelé, morreu na noite desta terça-feira vítima de um câncer no fígado em Vespasiano (MG), região metropolitana de Belo Horizonte.
Assim como o time baiano, Leone havia completado 80 anos no último mês de janeiro.


Reprodução da imagem de Leone na nota de falecimento no site oficial do Bahia
Reprodução da imagem de Leone na nota de falecimento no site oficial do Bahia
O enterro acontecerá na tarde desta quarta na mesma cidade mineira, onde ele vivia com parte da família. Tinha quatro filhos. Carioca, o ex-jogador também foi tricampeão do Estado do Rio pelo Flamengo, nos anos de 1953, 1954 e 1955.
O título de 59, conquistado no chamado jogo-desempate, disputado no Maracanã, credenciou o Bahia como o primeiro representante do país na Libertadores da América, em 60. Junto com outros clubes vencedores da Taça Brasil e do torneio Roberto Gomes Pedrosa, a equipe nordestina teve o feito reconhecido pela CBF em dezembro passado.
As primeiras fases foram regionalizadas. Depois de eliminar CSA, Ceará e Sport, o Bahia encarou o Vasco, nas semifinais, até pegar o temido Santos. No primeiro Campeonato Nacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos, entidade máxima do futebol do país na época, atuou 14 vezes. Marcou 25 gols e sofreu 18.
"A diretoria do Esporte Clube Bahia lamenta profundamente o falecimento deste ídolo da torcida tricolor, apontado por muitos como um dos melhores laterais direitos da história do clube", divulgou o time, que é o 18º colocado no atual Brasileiro, em nota oficial. Felipe félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário