SÃO PAULO
O ex-lateral direito Leone, capitão do Bahia na conquista da Taça Brasil de 1959, o primeiro Campeonato Brasileiro da história, contra o Santos de Pelé, morreu na noite desta terça-feira vítima de um câncer no fígado em Vespasiano (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. Assim como o time baiano, Leone havia completado 80 anos no último mês de janeiro.
![]() | ||
Reprodução da imagem de Leone na nota de falecimento no site oficial do Bahia |
O título de 59, conquistado no chamado jogo-desempate, disputado no Maracanã, credenciou o Bahia como o primeiro representante do país na Libertadores da América, em 60. Junto com outros clubes vencedores da Taça Brasil e do torneio Roberto Gomes Pedrosa, a equipe nordestina teve o feito reconhecido pela CBF em dezembro passado.
As primeiras fases foram regionalizadas. Depois de eliminar CSA, Ceará e Sport, o Bahia encarou o Vasco, nas semifinais, até pegar o temido Santos. No primeiro Campeonato Nacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos, entidade máxima do futebol do país na época, atuou 14 vezes. Marcou 25 gols e sofreu 18.
"A diretoria do Esporte Clube Bahia lamenta profundamente o falecimento deste ídolo da torcida tricolor, apontado por muitos como um dos melhores laterais direitos da história do clube", divulgou o time, que é o 18º colocado no atual Brasileiro, em nota oficial. Felipe félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário