Por Stéphanie Durante; Fotos: Getty Images; Divulgação Miss Universo; Ag. O Globo
Miss Universo 2010
AUDIÊNCIA: O Miss Universo é um dos eventos mais vistos no mundo. Só no ano passado, a audiência passou de 1 bilhão de telespectadores. O concurso é transmitido para cerca de 190 países.
DOBRADINHA: A Venezuela foi o primeiro país que conseguiu o título de Miss Universo por dois anos consecutivos. Em 2009, a Miss Universo 2008, Dayana Mendoza, coroou como sua sucessora a também venezuelana Stefania Fernández.
O BRASIL NO CONCURSO: O Brasil conseguiu o título de Miss Universo somente duas vezes: em 1963, com Ieda Maria Vargas, e em 1968, com Martha Vasconcellos. E outras cinco brasileiras conquistaram o segundo lugar: Martha Rocha em 1954 (que ficou famosa por perder o título por conta das famosas duas polegadas a mais nos quadris), Terezinha Morango em 1957, Adalgisa Colombo em 1958, Rejane Goulart em 1972 e a mineira Natália Guimarães, em 2007. Além disso, duas brasileiras ficaram em quarto lugar, três conquistaram a quinta posição e outras dezessete permaneceram entre as semifinalistas.
(à esq.) Martha Rocha (à dir.) Natália Guimarães
TRAJE TÍPICO: As brasileiras conquistaram quatro vezes o prêmio de melhor traje típico. Em 1967, com Carmen Ramasco, 1981 com Adriana Alves, 1987 com Jacqueline Meirelles e em 1989 com Flávia Cavalcante.
A VOLTA DE PORTUGAL: Depois de nove anos sem participar, Portugal volta a competir pelo Miss Universo no Brasil. O país participou de apenas 30 das 60 edições.
VETERANOS: Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos são os únicos países que participaram de todas as edições do concurso.
DATA: Pela primeira vez em 60 anos, o concurso será realizado em setembro. O Miss Universo acontece, geralmente, entre maio e julho. A 60ª edição será transmitida no dia 12 de setembro, às 22h.
NOTAS: A nota mais alta já dada no miss universo foi em 2000, para a Miss India, Lara Dutta, que recebeu 9.954 na fase da entrevista – 9.954. Hoje, Lara é uma das atrizes mais importantes de Bollywood.
ALTURA: A Miss Universo mais baixa é de 1965, Apasra Hongsakula, da Tailândia, com 1.63m. A mais alta, com 1.85m, é Amelia Vega, que ganhou o título em 2003, pela República Dominicana.
(à esq.) Apasra Hongsakula, da Tailândia, com 1.63m (a dir.) Amelia Vega, da República Dominicana.
com 1.85m
com 1.85m
OUTROS PRÊMIOS: O maior ganhador de títulos de Miss Fotogênica é as Filipinas, que conquistou o prêmio sete vezes. A Colômbia ganhou seis prêmios de melhor Traje Típico e Guam é o país que mais conquistou o prêmio de Miss Simpatia: quatro vezes.
A MISS QUE DESISTIU: A russa Oxana Fedorova, Miss Universo em 2002, foi a primeira miss que não completou seu reinado. A comissão organizadora do evento alega que Oxana falhou em executar suas tarefas. Sua substituta foi a segunda colocada, Justine Pasek, do Panamá. Essa foi a primeira vez que o Panamá levou o título. Oxana recebeu a coroa em maio e Justine assumiu o reinado em setembro.
SORTE DE PRINCIPIANTE: Em 1999, Botswana mandou sua primeira concorrente ao Miss Universo e Mpule Kwelagobe conseguiu conquistar a coroa. Foi a primeira vez que uma africana ganhou o concurso.
A russa Oxana Fedorova. A primeira miss que não completou seu reinado
Nenhum comentário:
Postar um comentário