Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta


Faltam poucos dias para terminar a campanha de vacinação contra sarampo. O prazo para os pais ou responsáveis levarem os filhos a partir de 12 meses a seis anos de idade para vacinar, acaba nessa sexta-feira, 16, em todos os postos de saúde do país.  A meta em Roraima é de imunizar 57.869 crianças.
Em quase um mês de sensibilização, Roraima já aplicou 30.778 doses na população alvo, o que representa 53,19%. Até esta segunda-feira, 12, apenas dois dos 15 municípios roraimenses ultrapassaram a meta de imunizar 95% das suas crianças: Caracaraí (108,63%) e Mucajaí (97,44%).
Há muitos lugares que precisam intensificar a ação vacinal. Um dos municípios que registram menores índices de cobertura vacinal são os municípios de Uiramutã (4,41%), Pacaraima (19,64%) e Normandia (21,96%). Os três municípios estão dentro ou fazem limite com terras indígenas.
Mas os dados ainda faltam ser fechados, como por exemplo, a cobertura feita pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) nas áreas indígenas. O prazo para informar no sistema é até dia 14 de setembro.
Segundo Karla Guimarães, coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Roraima, a campanha ainda pode ser melhor, pois o período estipulado para a mobilização de vacinação é superior a 30 dias, um fator que contribui para que ninguém do grupo prioritário fique de fora.  
Karla informou ainda que até o momento não recebeu nenhum comunicado do Ministério da Saúde para prorrogar a vacinação. Ela acrescentou também, que o PNI procura oferecer o maior apoio as equipes de imunizações dentro das suas possibilidades. “O maior desafio é chegar a lugares de difícil acesso”, disse.  
Pólio
O lançamento dos dados sobre a quantidade de doses aplicadas no estado de Roraima contra a paralisia infantil também encerra junto com a da tríplice viral (sarampo, rubéola e parotidite (caxumba), dia 16 de setembro. Dos 15 municípios, apenas cinco atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Os demais estão realizando a busca ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário