Minha lista de blogs

domingo, 31 de agosto de 2014

Bispo anunciou mudanças na diocese de Caicó a partir de 2015


dom antonio anuncio
O bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, anunciou durante o seu programa “Olharão para aquele que transpassaram”, na tarde de hoje (30), as mudanças implantadas em consonância com os demais membros do clero. Segundo dom Antônio, as transferências passam a valer a partir de janeiro de 2015. “As nomeações acontecem em função das necessidades das comunidades”, lembrou dom Antônio.
A seguir a lista de sacerdotes que terão novas provisões no trabalho pastoral:
Caicó
Catedral de Sant’Ana: Alcivan Tadeus Gomes de Araújo (pároco), Alexandre Lopes (vigário) e Manoel Pedro Neto (residente)
Nossa Senhora de Fátima: Ivanoff Pereira (pároco) e Delfino (vigário)
Santo Estevão: Rodrigo Jovita, que também assumirá a função de vice-reitor do Seminário Maior
São Francisco de Assis: Padre Rivaldo (até o final do primeiro semestre), depois assumirão os Missionários do Sagrado Coração
Currais Novos
Sant’Ana: Padre José Erivan Primo
Imaculada: Padre Givanildo Medeiros de Araújo
São Francisco: Padre Welson Rodrigues
Cerro Corá: Padre Cláudio Dantas de Oliveira
Jardim de Piranhas: Padre Edson Medeiros
Parelhas: Padre Rômulo Azevedo da Silva
São José do Seridó: Padre Francisco de Assis Costa e também a diretoria do Colégio Diocesano Seridoense (CDS)
Florânia: Padre Janilson Alves de Oliveira
Tenente Laurentino: Padre Amaurilo José da Silva
Carnaúba dos Dantas: Padre Jaime Francisco da Silva
Lagoa Nova: Padre Valdeci Donato da Silva
Cruzeta: Padre Carlos Eduardo
Timbaúba dos Batistas e São Fernando: Padre José Alves dos Santos
Seminário Menor: Padre Rivaldo Pereira Dantas São Miguel: Padre Waldir
Jucurutu: Padre Luiz Carlos
Santana do Seridó: Padre José Marcos
Acari: Padre Fabiano Mauricio Dantas, que assumirá a Coordenação de Pastoral
Jardim do Seridó: Padre Stanley Lopes Dantas (vigário)
Reitores: animadores vocacionais e vigários dominicais nas paróquias necessitadas
Padre Gleiber Dantas de Melo: Cedido por três anos à arquidiocese do Recife/PE

Fonte: Robson Pires

Sintomas se confundem com tristeza

Por: LUANA MARTTINA - REPÓRTER
A diferença entre tristeza e depressão é bem clara. Tristeza é um fenômeno normal, que faz parte da vida psicológica das pessoas. Depressão é um estado patológico. A tristeza tem duração limitada, já a depressão costuma se prolongar por mais de 15, 20, 30 dias. É normal se entristecer diante dos fatos negativos que acontecem em nossas vidas. As perdas de emprego, familiares, status, etc. No entanto, ainda reagimos com alegria diante de estímulos. A depressão, por sua vez, provoca sintomas como desânimo total, falta de interesse por qualquer tipo de atividade.

Audenis Peixoto, psiquiatra há 30 anos, atua como diretor do Hospital Escola Portugal Ramalho, localizado no bairro do Farol, em Maceió, e todos os dias se depara com pacientes em depressão. “Embora muita gente não aceite, essa é uma doença grave, com fatores múltiplos e que acomete uma parcela em torno de 15% da população. As mulheres são mais atingidas pela doença, pois 25% delas, em algum momento da vida, vai apresentar um quadro depressivo. Isso não garante que homens, idosos e até mesmo crianças sofram desse mal”, contou.

O fato de a depressão ser mais comum nas mulheres tem a ver com os processos hormonais pelos quais o sexo feminino passa durante toda a vida. Os ciclos menstruais, a gravidez, o parto e a menopausa, tudo isso acarreta implicações na produção hormonal da mulher, tornando-a mais vulnerável. Isso não exclui os homens. Os adultos jovens, na faixa etária dos 18 aos 40 anos, podem ser surpreendidos pela depressão.

Milícia do islã vende mulheres por US$ 1 mil

As vítimas de tráfico foram vendidas após terem sido obrigadas a se converter ao islamismo

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
  
O Estado Islâmico (EI) está vendendo mulheres de etnia yazidi por US$ 1 mil para casar à força na Síria e no Iraque. A denúncia vem do  grupo ativista Observatório Sírio de Direitos Humanos que, em nota divulgada neste sábado (30), disse que elas fazem parte de um grupo de 300 mulheres sequestradas nas últimas semanas no norte do Iraque, em uma área que foi capturada pelo Estado Islâmico no início de agosto.
As vítimas de tráfico foram vendidas em áreas dominadas pela milícia nas províncias de Aleppo, Raqqa e Hasaka, no norte da Síria, após terem sido obrigadas a se converter ao islamismo. Os ativistas afirmam ainda que, há três semanas, dirigentes árabes e curdos de Hasaka se fingiram de compradores para poder ter acesso às mulheres e libertá-las, mas a facção extremista rejeitou sua oferta.
No dia 12 de agosto, o relator especial da ONU sobre a liberdade de religião e de crenças, Heiner Beilefeldt, disse que tinha notícia de assassinatos e sequestros de centenas de mulheres e crianças pelo EI, e de casos de mulheres vendidas a combatentes. Os refugiados yazidis no Iraque confirmaram.

ARTIGO!! Editorial: A dura realidade do PIB


  
Para quem acompanha os números da economia brasileira, não houve surpresa alguma com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre divulgado, na sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas agora é oficial: o Brasil está em recessão “técnica”, ou seja, o país teve crescimento negativo por dois trimestres seguidos. Entre janeiro e março, a queda foi de 0,2% e, entre abril e junho, foi de 0,6%. Não foi surpresa porque todos os indicadores que compõem os fundamentos da economia apontam para um país estagnado.
Foram surpreendidos apenas aqueles que acreditam no mundo de fantasia que o governo vem buscando criar: a cada número ruim da indústria ou do comércio - e não foram poucos nos últimos anos - indicando a crise na economia, os economistas oficiais e a própria presidente Dilma Rousseff aparecem para minimizar os dados e anunciar que a recuperação está próxima.
Os números oficiais do IBGE sobre o PIB revelam uma realidade bem mais dura. O investimento caiu 5,3% no segundo trimestre e a queda em comparação com mesmo período do ano passado é de 11%. Esse resultado levou a taxa de investimento da economia para o pior patamar desde 2006: 16,5% do PIB. É um dado assustador porque a recuperação é difícil.
Os empresários - aqueles que investem - estão retraídos com a elevação dos juros e a bomba-relógio da crise energética. Pesquisas da CNI mostram que a confiança do setor industrial nunca esteve tão baixa. A confiança dos agentes econômicos de outras áreas (comércio, serviços, consumidores e construção) também está caindo há meses e chegou ao menor nível dos últimos cinco anos.
Outra péssima notícia dos números oficiais do IBGE veio do setor de serviços, que foi o maior responsável pelo crescimento da economia brasileira nos últimos anos. Agora, no segundo trimestre de 2014, os serviços - setor de maior peso, quase 70% do PIB, na economia do país - tiveram queda de 0,5%: o setor não tinha números negativos desde o último trimestre de 2008, quando a crise internacional assustava o mundo.
Para superar essa recessão, o primeiro passo é enfrentar a dura realidade e o governo ainda não parece disposto a avançar nessa direção. Após o anúncio do IBGE, o ministro Guido Mantega apareceu para negar a crise e dizer que não há recessão com emprego em baixa e renda em alta - como se os sinais de que isso é insustentável também não fossem evidentes.
A própria presidente Dilma afirmou que a queda do PIB era ‘momentânea’. As declarações são mais alarmantes que os números. O governo finge não ver que a recessão é um indicador de que o país chegou ao fundo do poço econômico. E isso pode tornar o poço ainda mais fundo.

BRASIL. Mulher descobre que está grávida de quadrigêmeos durante parto

Grávida e equipe médica ficaram em estado de choque. Ela e o marido, que moram em um assentamento indígena, já têm 7 filhos
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 30/08/2014 20:27:36
  
Uma indígena de 37 anos descobriu que estava grávida de quatro bebês, ao invés de dois, somente na hora do parto. Denir Campos deu entrada em uma maternidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, acreditando que daria à luz a gêmeos de parto normal.
Pai das quatro bebês, Odair Cândido achava que teria só duas gêmeas(Foto: Reprodução/Aline Machado/Top Mídia News)
Durante um ultrassom feito no pré-natal, os médicos só viram duas crianças. "Só fui saber da novidade na hora do parto. Achei que eles estavam brincando, mas depois veio outra menina ainda", disse Denir em entrevista ao G1 Mato Grosso do Sul. 

A dona de casa ficou em estado de choque com a notícia. Toda a equipe médica ficou chocada com a descoberta durante o parto. "A surpresa foi muito grande, por vários motivos. Primeiro porque as bebês nasceram de 31 semanas, segundo porque foi de parto normal e terceiro porque dividiam a mesma placenta", contou a assistente social da maternidade, Taline Mara Bronza, para o portal.
Grávida e equipe médica da maternidade Candido Mariane ficaram em estado de choque
(Foto: Reprodução/Deivid Correia/Top Mídia News)
Mas as quadrigêmeas Elizabete, Eliza, Elizangela e Elizete nasceram em um intervalo de 10 minutos. Elas pesavam entre 890 gramas e 1,17 quilo, sendo levadas em seguida para a UTI Neonatal, onde devem permanecer pelas próximas semanas enquanto ganham peso.
Ainda não há previsão de alta para as quatro bebês. Denir e o marido Odair Cândido, que moram em um assentamento na cidade de Anastásio, já têm sete filhos. A família está sendo auxiliada pela Casa de Apoio à Mãe Gestante, que pede doação de fraldas descartáveis e roupas de moradores da região. 

BRASIL. Programa de Marina prevê fim da reeleição e defende que casamento gay vire lei

O texto também prevê a manutenção dos programas de cotas para negros, mas com a ressalva de ser uma medida temporária
Estadão Conteúdo
Atualizado em 29/08/2014 22:47:47
  
O programa de governo de Marina Silva divulgado nesta sexta-feira diz que é preciso um novo modelo de concepção do Estado, que contemple “uma gestão participativa, competente e uma governabilidade pautada pela transparência”. O programa avalia que os impasses atuais da sociedade não serão superados sem uma “ampla participação” e faz uma crítica ao governo Dilma Rousseff - nesse quesito e ao longo de todo o texto. “Na direção oposta, o atual governo trabalha para substituir o cidadão, com seu consentimento a cada quatro anos, na tomada de decisões e na gestão das políticas públicas”, afirma.
Diz ainda que o modelo de democracia está em “evidente crise” e que atualmente se pratica o “loteamento do Estado em troca do apoio parlamentar e do tempo de televisão”. De concreto, o texto defende a deflagração de uma reforma política, com a sugestão de seis mudanças: 1) a unificação dos calendários das eleições gerais, com o fim da reeleição e a adoção do mandato de cinco anos; 2) novos critérios para eleição de cargos proporcionais, como o de deputados federais e estaduais, sem precisar quais; 3) permissão de candidaturas avulsas aos cargos proporcionais, com o cumprimento de determinados requisitos; 4) redefinição da propaganda eleitoral gratuita para melhorar a representatividade da sociedade brasileira; 5) permissão da convocação de plebiscitos e referendos pelo povo e facilitar a iniciativa de apresentação de leis de iniciativa popular; 6) e fortalecimento dos mecanismos de transparência nas doações de campanhas eleitorais.
Programa de Marina foi apresentado (Foto: AFP)
Serviços
O programa também defende a elevação da qualidade dos serviços públicos. Diz que, se isso for obtido, haverá um aumento de arrecadação em patamares abaixo do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, o que, consequentemente, poderá levar à redução da carga tributária e à melhoria dos serviços prestados à população. O texto também prega o estabelecimento de metas de bonificação para o serviço público e uma reforma da administração pública, com a adoção, por exemplo, da cultura da prestação de contas e a priorização de servidores de carreira em detrimento dos cargos de livre provimento.
O programa diz que será implementado, por decreto, o programa A3P - Agenda Ambiental da Administração Pública, em todo o funcionalismo federal - hoje tal adoção é optativa e, segundo o texto, está enfraquecida. Cursos de educação ambiental de gestores públicos e compras de produtos ambientalmente corretos também estão previstos.
Repasses
Há ainda a defesa da construção de um “novo federalismo”. Entre outras iniciativas, o texto prevê o aumento nos repasses da União para Estados e municípios a partir de transferências fundo a fundo (sem precisar quanto e como) e o aumento imediato do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), propondo que essa elevação esteja condicionada a investimentos em transporte coletivo e custeio do passe livre - uma das principais bandeiras do ex-candidato Eduardo Campos. Também sem detalhar, o texto propõe um “novo modelo profissional” de repartição de receitas tributárias a fim de dar maior autonomia aos entes federados.
O programa de governo do PSB também se posiciona claramente sobre temas recorrentes nos debates eleitorais como união gay e a participação de movimentos populares. No capítulo 6 - Cidadania e Identidades, o programa diz apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, “com vistas à aprovação dos projetos de lei e da emenda constitucional em tramitação, que garantem o direito ao casamento igualitário na Constituição e no Código Civil.”
O texto fez amplo preâmbulo a respeito da causa, afirmando que vivemos em uma sociedade sexista, heteronormativa e excludente em relação às diferenças, em que os direitos humanos e a dignidade das pessoas são constantemente violados e guiados. E diz que é preciso olhar com respeito as demandas de grupos minoritários e de grupos discriminados. “A população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) encontra-se no rol dos que carecem de políticas públicas específicas”, diz o documento. O programa estabelece metas, como articular no Legislativo a votação do PLC 122/06, que equipara a discriminação baseada na orientação sexual e na identidade de gênero àquelas já previstas em lei para quem discrimina em razão de cor, etnia, nacionalidade e religião.
Compromete-se ainda com a aprovação do Projeto de Lei da Identidade de Gênero Brasileira - conhecida como Lei João W. Nery -, que regulamenta o direito ao reconhecimento da identidade de gênero das “pessoas trans”. Outra promessa é eliminar obstáculos à adoção de crianças por casais homoafetivos.
Cotas
O texto também prevê a manutenção dos programas de cotas para negros, mas com a ressalva de ser uma medida temporária, emergencial e reparatória da dívida histórica, com data prevista para terminar. Com relação ao aborto, a única menção é a proposta de “consolidar no Sistema Único de Saúde (SUS) os serviços de interrupção da gravidez conforme a legislação em vigor”. O documento dedica grande espaço à defesa da participação de movimentos sociais e contra a criminalização dos mesmos.
Segundo o texto, a ideia é possibilitar que movimentos populares ocupem espaços políticos, com definição de prazos para responder às reivindicações e problemas. Um dos pontos prevê a implantação de forma efetiva a Política Nacional de Participação Social, pelo aumento da participação da sociedade civil nos conselhos e instâncias de controle social do Estado.
Prevê ainda combater a repressão e a criminalização de movimentos sociais e populares, pela implantação de uma Política Pública Participativa de Inteligência Cidadã, Segurança Popular e Defesa Social e estabelecer políticas de proteção aos direitos de manifestações pacíficas dos movimentos populares para evitar repressão e criminalização pelos órgãos do Estado, entre outros pontos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Torcedora gremista que chamou goleiro de "macaco" é demitida

Jovem era auxiliar de uma empresa terceirizada que presta serviços para uma policlínica que atende a Brigada Militar
O ato de racismo da torcedora gremista, que foi flagrada chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a derrota do time gaúcho para o Santos por 2 a 0, na última quinta-feira (28), em Porto Alegre, custou caro.
Foto: Reprodução
A mulher teve perfis nas redes sociais descobertos, foi atacada por internautas e xingada com nomes como "vagabunda" e "vadia". De quebra, ela ainda perdeu o emprego. A mulher, identificada como Patrícia Moreira, apagou suas redes sociais, mas de nada adiantou. 
O comportamento da moça, identificada como auxiliar de uma empresa terceirizada que presta serviços ao Centro Médico Odontológico da Brigada Militar, desagradou a entidade. O corregedor do grupamento, Coronel Jairo, confirmou que após ver o vídeo, a demissão dela já foi solicitada. 
Em entrevista ao jornal Zero Hora, o major Régis Reche confirmou a demissão. "Conversei com o diretor da empresa, mas não consegui contato com ela. Era uma funcionária competente, mas a postura pessoal que ela assumiu vai totalmente contra os nossos princípios de trabalho. É um fato profundamente lamentável", explicou.
Grêmio repudia racismo (confira nota oficial):"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lamenta e repudia o ato de racismo ocorrido na noite desta quinta-feira, durante partida realizada pela Copa do Brasil, na Arena do Grêmio. O Clube se solidariza com o atleta Aranha e com seu clube, Santos, ressaltando que atos como esse são fruto de atitudes individuais e isoladas, que em nada representam a grandiosidade e o respeito da torcida gremista. 
Informamos que o Departamento Jurídico do Clube, em conjunto com a administração da Arena, já está tomando todas as medidas possíveis para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e para que os materiais disponíveis sejam enviados às autoridades policiais, a fim de tomarem as providências cabíveis no âmbito criminal.
No que se refere às ações administrativas, caso os responsáveis identificados sejam sócios do clube, estes serão imediatamente suspensos do Quadro Social e proibidos de ingressar no estádio.
Reiteramos que o Grêmio tem sido um incentivador de iniciativas que visam coibir esse tipo de crime e que continuará alerta e atuante na luta contra a discriminação racial".
publicidade

Ministros do STF aprovam aumento dos próprios salários para R$ 35,9 mil

A diferença entre o rendimento atual e o futuro será de 22%

Estadão Conteúdo
  
Numa sessão administrativa sem transmissão pela TV Justiça, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram ontem (28) o envio para o Congresso Nacional de um projeto de lei propondo o reajuste dos próprios salários para R$ 35.919 a partir de janeiro de 2015. Hoje ganhando R$ 29.462,25 mensais, eles já têm garantida por meio de lei uma remuneração de R$ 30.935 para o próximo ano.
A diferença entre o rendimento atual e o futuro será de 22%. Como no Brasil o teto salarial do funcionalismo público é a remuneração dos ministros do STF, se a proposta for aprovada, haverá um efeito cascata, garantindo aumentos nos rendimentos de integrantes de toda a Magistratura e dos outros Poderes. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, recebem salário correspondente a 95% da remuneração do STF.
Os demais magistrados d

Segundo IBGE, Currais Novos é a 9ª cidade mais populosa do RN

currais novos RN
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2014. De acordo com os dados, estima-se que o Brasil tenha 202,7 milhões de habitantes, sendo o estado de São Paulo o mais populoso com 44,03 milhões. O Rio Grande do Norte é o 16º estado mais populoso da federação com 3 milhões 408 mil e 510 habitantes.
Entre as cidades potiguares, Natal tem o maior número de habitantes, com 862.044, seguida de Mossoró (284.288), Parnamirim (235.983), São Gonçalo do Amarante (96.759), Macaíba (76.801), Ceará Mirim (72.374), Caicó (66.759), Açu (56.829), e Currais Novos, com 44.710. Em comparação à estimativa de 2013, Currais Novos teve um acréscimo de 182 habitantes.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Passageiro é morto e outro fica ferido em assalto a ônibus no Oeste baiano

Após anunciarem o assalto, os criminosos foram surpreendidos pela presença de um PM que também viajava no coletivo e reagiu

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 28/08/2014 11:45:44
  
Dois passageiros de um ônibus interestadual foram baleados durante um assalto na madrugada desta quinta-feira (28). Um deles morreu durante a ação. O crime aconteceu por volta da 1h, na altura do quilômetro 140 da BR-020, entre o povoado de Roda Velha e a cidade de Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com o titular da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Barreiras, o delegado Francisco de Sá, o ônibus da empresa Guanabara, que fazia a linha Goiãnia-Sobral, foi abordado por um grupo de quatro homens. "Eles estavam armados e mandaram o veículo parar. Dois entraram no ônibus, enquanto os outros dois ficaram dentro de um veículo de cor escura, do tipo Gol ou Palio", conta.
Ônibus interestadual da empresa Guanabara foi assaltada na madrugada de hoje(Foto: Blog do Braga)
Ao entrar no veículo e anunciar o assalto, a dupla não esperava que um dos 32 passageiros que viajavam no ônibus fosse um policial militar. "Ele estava fardado, sentado na última cadeira, e reagiu à abordagem dos criminosos. Eles então começaram a trocar tiros", relata o delegado Francisco. 
Durante o tiroteio, um homem de 35 anos que estava na cadeira de número 28 foi baleado três vezes. Antônio Carlos Nunes Osório foi atingido no abdômen e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Outro passageiro, identificado como José Miterrand Barros Pereira, foi alvejado na mão direita.
Ele viajava na cadeira de número 2. Após a troca de tiros, a dupla fugiu e ainda atirou diversas vezes contra o coletivo. José Miterrand foi socorrido para o Hospital do Oeste, em Barreiras. O corpo de Antônio Carlos foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.
Os criminosos, que não ficaram feridos durante a troca de tiros, ainda não foram identificados. Eles estão foragidos, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Barreiras. 

Acidente entre ambulância e caminhão deixa quatro mortos na BR-101

Três pacientes e o motorista da ambulância morreram carbonizados após o veículo pegar fogo

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 27/08/2014 19:31:04
  
http://cdn.vozdabahia.com.br/listas/posts/128148.jpg?1409161456
Foto: A Voz da Bahia
Um acidente deixou quatro pessoas mortas e uma gravemente ferida na tarde desta quarta-feira (27), por volta das 13h,  na BR-101. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu entre os municípios de Cachoeira e São Félix, na altura do quilômetro 203.
Uma ambulância do município de Muritiba, que transportava três pacientes para Salvador,  colidiu frontalmente com um caminhão, após o motorista perder o controle da direção. Um motociclista que também passava pela rodovia não conseguiu desviar e acabou batendo na ambulância. Os dois veículos pegaram fogo após a colisão.
Os pacientes e o condutor da ambulância, que não foram identificados, morreram no local carbonizados. O motociclista, identificado como  Diego Melo, ficou com ferimentos graves e foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado para o hospital de Santo Antônio de Jesus. O motorista do caminhão ficou ileso.
Segundo a PRF, as causas do acidente ainda serão investigadas, mas há suspeitas de que o um dos condutores tenha feito uma ultrapassagem perigosa.