Minha lista de blogs

domingo, 31 de agosto de 2014

Sintomas se confundem com tristeza

Por: LUANA MARTTINA - REPÓRTER
A diferença entre tristeza e depressão é bem clara. Tristeza é um fenômeno normal, que faz parte da vida psicológica das pessoas. Depressão é um estado patológico. A tristeza tem duração limitada, já a depressão costuma se prolongar por mais de 15, 20, 30 dias. É normal se entristecer diante dos fatos negativos que acontecem em nossas vidas. As perdas de emprego, familiares, status, etc. No entanto, ainda reagimos com alegria diante de estímulos. A depressão, por sua vez, provoca sintomas como desânimo total, falta de interesse por qualquer tipo de atividade.

Audenis Peixoto, psiquiatra há 30 anos, atua como diretor do Hospital Escola Portugal Ramalho, localizado no bairro do Farol, em Maceió, e todos os dias se depara com pacientes em depressão. “Embora muita gente não aceite, essa é uma doença grave, com fatores múltiplos e que acomete uma parcela em torno de 15% da população. As mulheres são mais atingidas pela doença, pois 25% delas, em algum momento da vida, vai apresentar um quadro depressivo. Isso não garante que homens, idosos e até mesmo crianças sofram desse mal”, contou.

O fato de a depressão ser mais comum nas mulheres tem a ver com os processos hormonais pelos quais o sexo feminino passa durante toda a vida. Os ciclos menstruais, a gravidez, o parto e a menopausa, tudo isso acarreta implicações na produção hormonal da mulher, tornando-a mais vulnerável. Isso não exclui os homens. Os adultos jovens, na faixa etária dos 18 aos 40 anos, podem ser surpreendidos pela depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário