Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Arquidiocese apresenta preparativos para lançamento da Campanha da Fraternidade

De acordo com o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, neste ano, a igreja pretende recordar a vocação e missão de todo cristão

quinta-feira 5 de fevereiro de 2015 - 12:23 PM
Danilo Alves / portal@d24am.com
Foram apresentados os preparativos para a Campanha da Fraternidade .Foto: Beatriz Gomes
Manaus - Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”, a arquidiocese de Manaus apresentou, na manhã desta quinta-feira (5), os preparativos para a abertura da Campanha da Fraternidade 2015. De acordo com o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, neste ano, a igreja pretende recordar a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade.
“Como todo o ano, a escolha é proposta pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, que, em 2015, completa seu 50º aniversário. O significado da campanha este ano, com todo o período turbulento na política do Brasil, é conscientizar do papel do cristão na sociedade”, disse. “Somos um país cristão, com mais de 60% da população católica. Até que ponto nossas instituições e poderes, incluindo a igreja estão realmente a serviço da população? É coisa para se pensar”.
A abertura da Campanha da Fraternidade 2015 acontece na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 9h, na Catedral Metropolitana de Manaus. A celebração  contará com 20 autoridades locais, que possuem influencia em políticas públicas. Eles participarão da missa de lava pés, conforme o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, padre Geraldo Ferreira Bendaham.
“Como o objetivo geral da CF 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, nada mais justo do que representar o compromisso do cristão com essas pessoas. Um dos líderes políticos já confirmados será a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo”, disse o coordenador. 
Reforma política
Desde abril do ano passado, a arquidiocese de Manaus se manifestou nas questões políticas. Em maio, eles iniciaram participação ativa no ‘Movimento de Coalizão pela Reforma Política’ no Estado.
Já em novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), criou uma comissão em parceria com os representantes das arquidioceses e outros órgãos, com o objetivo de colher o maior número de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei 6316/2013, de autoria das entidades, que trata de reforma política e tramita na Câmara de Deputados. Até janeiro deste ano, apenas três mil assinaturas favoráveis à proposta foram assinadas.
Texto Base
Em entrevista, o arcebispo comentou sobre o significado dos textos agregados para campanha este ano.  “A Igreja de todo o Brasil fará reflexões a partir de um texto base preparado pela  CNBB, um documento que reflete a dimensão da vida em sociedade, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que ‘cuidam do bem-estar daqueles que convivem’”. 
O texto base está organizado em quatro partes: 
1. Reflexões sobre “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”;  
2. Aprofundamento da relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus,  à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social. 
3. Debate de uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”; 
4. Resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário