Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Empresário é preso em SP suspeito de torturar enteada de 2 anos; veja

Em uma gravação a menina está com muito sono, mas ele não deixa ela se deitar

O Globo
Atualizado em 30/09/2014 14:41:26
  
Um empresário de 35 anos foi preso em Araçatuba, interior de São Paulo, suspeito de maltratar a enteada de 2 anos de idade, dentro de casa quando, supostamente, a mãe da criança não estava. A polícia analisa os vídeos encontrados no celular que teriam sido feitos pelo próprio padrasto, Maurício Moraes Scaranello. 

Imagens do celular do empresário mostra a criança com uma cebola nas mãos. Ele diz que é uma maçã: “Come maçã para mostrar para a mamãe. Mordeu? Morde forte. Não, você nem mordeu direito, mordeu só um pedacinho. Só mais uma mordida, aí a gente mostra o vídeo”, diz o homem.
Criança morde cebola achando que era maçã (Foto: Reprodução)
Menina foi obrigada a morder cebola (Foto: Reprodução)

Em outra gravação, a menina está com muito sono, mas ele não deixa ela se deitar. “Não, senta”, ordena. Depois dá um susto na criança que está quase dormindo sentada. 

Maurício morava com a mulher e com a enteada em um condomínio de luxo em Araçatuba. O caso foi descoberto depois de denúncia anônima. Ele foi preso na semana passada. De acordo com as investigações, a menina sofria as agressões durante a noite, período em que a mãe estava estudando. No celular do padrasto ainda foram encontradas fotos da criança nua. Exames de corpo de delito feitos no Instituto Médico Legal (IML) revelam várias queimaduras que, segundo os médicos, podem ter sido provocadas por uma cola de alta aderência. 

À polícia, durante depoimento, o empresário negou as acusações. O delegado Getúlio Nardo disse à TV Tem, afiliada da TV Globo, que o padrasto alega ter sido um acidente. 

- As provas coletadas no local não levam a crer isso. E eles também divergiram bastante nos depoimentos referente a esse fato. Ele disse que fazia esses vídeos por achar engraçado - afirmou o delegado. 

A mãe da menina disse que não sabia dos vídeos nem das fotos. Os advogados do empresário entraram com um pedido de relaxamento da prisão.

Veja trechos dos vídeos encontrados:





Outubro Rosa: Rio Grande do Norte na luta Contra o Câncer de Mama


Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de quinze anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo sexto ano, o Rio Grande do Norte entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. As ações serão realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.
Dentro do cronograma serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, escolas, livrarias e diversas comunidades da capital e cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos.
A campanha começa oficialmente esta semana, a partir da quarta-feira, com solenidade de abertura às 9h, no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), que contará com a presença de toda a diretoria da Liga, funcionários e os grupos voluntários.

PM prende pais que batiam no filho com chicote no PR

O casal foi preso e encaminhada a delegacia de polícia civil



A Polícia Militar de Palmas, sudoeste do Paraná, neste fim de semana, um casal, que mora na Fazenda Rodeio, sob acusação de estarem maltratando o filho de apenas 10 anos.

Após denúncia de que a criança vinha sendo agredida pelos pais que se utilizavam de um chicote para bater no menor, uma equipe da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, foi até a fazenda, onde localizaram o menor com as marcas das agressões pelo corpo.

Na casa eles encontraram o chicote usado nas agressões, uma espingarda calibre 28 marca Boito e um revólver calibre 36 marca Rossi, e diversos cartuchos.

Os policiais foram até uma empresa onde os pais do menino estavam trabalhando e os prenderam. Os acusados, armas, munições e a criança foram encaminhados para a delegacia de polícia para as devidas providências.
informações Plantão Policial FB

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DINHEIRO PARA ABASTECER VEÍCULOS DURANTE A CAMPANHA TERIA MOTIVADO CRIME

Por: REGINA CARVALHO - GAZETAWEB
Assessor político é assassinado após carreata em União
Após ouvir de uma testemunha ocular detalhes sobre o assassinato do assessor político Alisson Belarmino da Silva, 29 anos, o delegado de União dos Palmares, Isaías Rodrigues, não teve dúvida e solicitou à Justiça a prisão temporária do empresário Eduardo Pedrosa. O pedido foi aceito e o juiz Antonio Rafael Wanderley Casado, da comarca de União, decretou a prisão temporária por 30 dias.

De acordo com o magistrado, há indícios fortes no levantamento feito pela Polícia Civil que apontam o empresário como autor do assassinato. “Não podemos afirmar ainda se ele foi o autor, mas há fortes indícios de que ele foi quem atirou”, diz o juiz. 

O crime aconteceu na noite da última quarta-feira em União dos Palmares, após uma carreata política. Alisson Belarmino foi executado após uma emboscada montada pelo empresário.

Segundo informações colhidas pelas equipes que estiveram no local após o assassinato, um suposto desvio de dinheiro, que seria usado para abastecer veículos usados na campanha de um candidato, desencadeou primeiramente a ameaça de morte e homicídio do assessor. Mas a denúncia será ainda investigada. Desde o ocorrido, o empresário não foi mais visto em União dos Palmares.

A testemunha relatou ao delegado que viu quando Eduardo Pedrosa, o Dudu, que é dono de um posto de combustíveis assassinou Alisson. “Não restam dúvidas. A testemunha viu tudo. Estava dentro do carro com ele. Os dois já vinham se desentendendo há algum tempo, segundo nos informaram”, disse Rodrigues.

Com 70 kg, menino de 3 anos espera por exame para ser diagnosticado

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 25/09/2014 21:19:54
  
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Um menino de 3 anos que já pesa 70 kgs preocupa a família, que não tem condições de pagar por um exame que poderia diagnosticar a doença que causa o excesso de peso. O garoto Misael tem dificuldades para realizar atividades básicas, como andar e respirar. "Ele é um neném ainda, pede colo, e eu não posso dar", lamenta ao G1 a mãe, a dona de casa Josiane de Jesus. 
A mãe conta que o filho engorda cerca de três quilos por mês. A suspeita é que ele sofra de uma síndrome. Misael nasceu com 3,750 kg, peso normal, mas já nos primeiros meses começou a engordar. "Ele engordava 300 gramas por mês, que é mais do que o esperado. Os médicos alertavam, mas eu dizia que não estava dando nada do que ele não poderia comer. Com um aninho, ele engordava cerca de três quilos por mês e não parou mais", relata.
Visitas a médicos não esclareceram as causas para a obesidade infantil - mesmo com exame detectando hipotireoidismo, o tratamento com medicamentos não ajudou. Pelo contrário, depois de começar a tomar remédios, Misael engordou mais.
O garoto foi encaminhado para uma geneticista que trabalha em Vitória e foi quem levantou a possibilidade do menino sofrer de uma síndrome que faz engordar. O exame para diagnosticar custa mais de R$ 1 mil e não é feito em Vitória, por isso precisou de um pedido especial à Secretaria de Saúde. O exame é uma pesquisa molecular por síndrome de Prader Willi.
O menino mora em Cachoeiro de Itapemirim e faz tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Ele tem dificuldades para andar, para levantar, para respirar. Às vezes chora a noite toda porque não consegue dormir, devido à dificuldade de respirar", diz a mãe. Ela diz ainda que não colocou o menino em creche porque algumas crianças se assustam com o tamanho do seu filho.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o exame está em processo de compra, por se tratar de algo raro e caro, e deve ser finalizado até o fim do mês.

Acidente mata candidato a deputado estadual e mais quatro pessoas na BR-349

Um acidente na BR-349 durante a manhã desta quinta-feira (25) matou um vereador e candidato a deputado estadual pela cidade de Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Ele viajava em campanha política e seu carro bateu em uma kombi, por volta de 7h. Ao todo, cinco pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.
Segundo informações da prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Ondumar Ferreira Borges (PSC), estava em um veículo com sua esposa, Miriam Borges, e o pastor da igreja que ele frequentava, Adail José dos Santos Martins. Os três morreram no local do acidente. O caso aconteceu perto do trevo da cidade de Correntina, a cerca de 930 quilômetros de Salvador, onde o político faria campanha.

O veículo onde estava o vereador bateu de frente com uma kombi, onde morreram o motorista e seu irmão, que ainda não tiveram a identidade divulgada. A esposa do motorista, que está grávida, e o seu filho ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Correntina.
A Delegacia de Correntina ainda não tem informações sobre as circunstâncias do acidente. Também segundo a prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Ondumar foi eleito vereador em 2008 e reeleito em 2012. Ele também já havia atuado como secretário da indústria e comércio na cidade. O município decretou luto oficial de três dias por conta da morte.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Idoso é preso após embriagar e abusar de rapaz de 17 anos em Feira de Santana

Da Redação (redacao@correio24horas.com)
Um idoso foi preso na última quarta-feira (24) na cidade de Feira de Santana acusado de embriagar e estuprar um adolescente de 17 anos. Elmo da Cruz Dórea, 60, é residente do bairro Eucalipto e foi autuado em flagrante pela polícia após a vítima denunciá-lo ao conseguir fugir da residência do acusado. 
Segundo a delegada Klaudine Passos, da Delegacia para o Adolescente Intrafor de Feira de Santana (DAI), a vítima veio de Rondônia e passou por seis estados antes de chegar no município baiano. “Ele (o menor) nos informou que pegou uma carona até Feira de Santana. Ao chegar aqui, parou na Praça Getúlio Vargas, onde ficou parado pensando em qual destino tomar. Foi nesse momento que o acusado se aproximou dele”, contou. 
Ainda de acordo com a delegada, o adolescente contou que o idoso teria se interessado por sua história e o convidou para sua casa após o rapaz ter dito que estava com fome.  Nesse momento, Dórea chamou um táxi e levou o adolescente para a sua residência. 
À polícia, o adolescente disse que acompanhou o idoso porque estava com fome, e que este teria oferecido comida. Ao chegar na residência, a vítima perguntou se tinha refrigerante, mas o acusado disse que só tinha vinho. Ambos comeram uma pizza e tomaram o vinho. Foi nesse momento que Dórea propôs que o menor fizesse sexo com ele. O adolescente não concordou, entrou em luta corporal e conseguiu fugir e chamar a polícia. O ato sexual não chegou a ser consumado, mas por se tratar de um menor de 18 anos, a tentativa já é considerada estupro, segundo a lei 12.015/ 2009. 
Na delegacia, o acusado alegou que sofreu uma tentativa de assalto, hipótese descartada pela polícia, já que nenhum pertence foi levado do local e que o próprio Dórea levou a vítima para a sua casa. 
Sobre o fato de viajar sozinho, o adolescente disse que possuía autorização da família, mas nenhum documento foi encontrado pela delegada responsável pelo caso autorizando as viagens. A delegada encaminhou a vítima para o Conselho Tutelar da cidade, que ficou responsável de cuidar do retorno do adolescente para a cidade onde mora a família. 
De acordo com a delegada, outras denúncias já tinham chegado pelo Disk 100 de que a casa de Dórea era muito frequentada por adolescentes. O acusado foi encaminhado ainda na quarta-feira para o Conjunto Penal de Feira de Santana, onde aguarda decisão da Justiça.  
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade 

Acidente mata candidato a deputado estadual e mais quatro pessoas na BR-349

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 25/09/2014 17:19:00
  
Um acidente na BR-349 durante a manhã desta quinta-feira (25) matou um vereador e candidato a deputado estadual pela cidade de Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Ele viajava em campanha política e seu carro bateu em uma kombi, por volta de 7h. Ao todo, cinco pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.
(Foto: Jornal Nova Fronteira)

Segundo informações da prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Ondumar Ferreira Borges (PSC), estava em um veículo com sua esposa, Miriam Borges, e o pastor da igreja que ele frequentava, Adail José dos Santos Martins. Os três morreram no local do acidente. O caso aconteceu perto do trevo da cidade de Correntina, a cerca de 930 quilômetros de Salvador, onde o político faria campanha.

O veículo onde estava o vereador bateu de frente com uma kombi, onde morreram o motorista e seu irmão, que ainda não tiveram a identidade divulgada. A esposa do motorista, que está grávida, e o seu filho ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Correntina.
(Foto: Jornal Nova Fronteira)

A Delegacia de Correntina ainda não tem informações sobre as circunstâncias do acidente. Também segundo a prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Ondumar foi eleito vereador em 2008 e reeleito em 2012. Ele também já havia atuado como secretário da indústria e comércio na cidade. O município decretou luto oficial de três dias por conta da morte.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Corpo de estudante é encontrado na raia olímpica da USP

Estadão Conteúdo
Atualizado em 23/09/2014 10:16:23
  
Victor Hugo Santos
Victor Hugo sumiu após sair para buscar bebida
(Foto: Acervo Pessoal)
O corpo do estudante Victor Hugo Santos, de 20 anos, desaparecido durante uma festa do interior do câmpus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital paulista, foi encontrado na raia olímpica na manhã desta terça-feira, 23. O corpo foi retirado da água, onde havia sido encontrado por volta das 6h.
O local está isolado pela Guarda Universitária da USP. José Carlos Simon, professor de remo e diretor técnico do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), disse que no sábado, 20, pela manhã, data do desaparecimento do jovem, a raia recebeu treinos, mas não foi relatada nenhuma ocorrência.
Toda a raia, que tem 2.500 metros de extensão, é cercada, e o acesso ocorre mediante autorização e apresentação de carteirinha em um dos quatro portões. Ela não tem conexão com canal, córrego ou rio próximos. “O acesso é restrito. Só entra com carteirinha. Vou saber se pulou? Estou aqui há 40 anos e nunca vi ninguém pular, cair na água e morrer”, declarou Simon. Santos foi visto pela última vez por volta das 4h do sábado passado após ter deixado a companhia de amigos para buscar cerveja dentro de uma festa no velódromo da USP.
O evento comemorava 111 anos do Grêmio Politécnico da instituição e reuniu cerca de 5 mil pessoas. A festa era “open bar” (com bebida gratuita no interior do espaço) e tinha ingressos entre R$ 30 e R$ 90, com participação de nomes nacionais da música como Marcelo D2 e CPM 22.
Os artistas compartilharam em suas páginas da rede social Facebook a mensagem da irmã de Victor, Bruna Costa. Ela lançou um apelo pela web com uma foto do desaparecido vestindo uma camisa preta com detalhes amarelos, a mesma que usava na noite da festa. “Já procuramos em todos os lugares possíveis e impossíveis. Fomos em todos os cantos e nada”, disse Bruna ao jornal O Estado de S. Paulo na tarde desta segunda.
Ela acrescentou ter buscado em hospitais, delegacias e no Instituto Médico Legal (IML), sem sucesso. Pela rede social, diversas pessoas comentaram relatando ter visto um rapaz parecido com Victor, que tem 1,80 metro de altura, ser retirado à força do evento por dois seguranças. “Pessoas disseram ter visto uma pessoa ser retirada no mesmo horário que ele sumiu. Mas a empresa dos seguranças afirmou que não houve nenhuma ocorrência similar”, disse Bruna.
Em comentários da página, outros participantes da festa reforçaram a informação de que um jovem havia sido retirado do local por seguranças. “Vi dois seguranças lutando muito para tirar um rapaz de camiseta escura da festa. Chegaram a derrubá-lo no chão com uma rasteira. Um segurança caiu em cima dele. Fez um barulho bem forte no chão, não sei se ele bateu a cabeça. Assim que levantaram, expulsaram o menino e ele saiu cambaleando, sozinho”, disse uma das testemunhas no Facebook.
A USP autorizou a realização da festa, que contava com 140 seguranças particulares contratados pelo Grêmio. De acordo com o presidente do Grêmio, André Simmonds, em nenhum momento houve desentendimento em que se necessitasse intervenção da equipe de segurança e retirada de participantes do local.
Pistas de que o jovem teria sido atendido na enfermaria próxima do evento também não foram confirmadas. Naquela noite e madrugada do dia seguinte, ninguém foi encaminhado ao hospital ou permaneceu por atendimento prolongado no local, segundo familiares.
O caso foi inicialmente registrado na 5ª Distrito Policial de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, onde o jovem mora. A investigação conta com apoio de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil paulista, onde familiares prestaram depoimento na tarde desta segunda-feira, 22.

Cientistas mostram como órgãos do corpo humano funcionam durante beijo e sexo; assista

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Um grupo de cientistas usou um aparelho de ressonância magnética para entender como o corpo funciona, por dentro, durante um beijo ou uma relação sexual. A experiência foi registrada em um vídeo publicado pelo site Vox, que pode ser assistido logo abaixo.
O aparelho funciona como uma espécie de raio-x que permite que seja visto o interior do corpo humano, mostrando a atividade e o movimento dos órgãos.
O vídeo mostra, pela primeira vez em ressonância magnética, o movimento da língua e os batimentos cardíacos durante um beijo entre um casal e, ainda, a atividade dos órgãos sexuais durante a transa.
"Nós mostramos por imagens na ressonância magnética a resposta sexual feminina e que os órgãos genitais durante o coito são possíveis e bonitos. O pênis durante a relação sexual na posição 'papai e mamãe' tem o formato de um bumerangue e não da letra S, como desenhado por Dickinson e, ainda, em contraste com as descobertas de Masters e Johnson, não houve evidência de um aumento no volume do útero durante a excitação sexual", declarou um membro da equipe que realizou a experiência.
O grupo ganhou um Prêmio IgNobel, premiação voltada à descoberta científica mais estranha, um ano após a produção do vídeo, que incluía ainda imagens do corpo humano engolindo, falando em diferentes idiomas, tocando trompete e defecando.
Assista o vídeo da experiência. AVISO: as cenas podem ser consideradas fortes por alguns leitores.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O rompimento da tubulação da Caern em Currais Novos complica ainda mais o abastecimento da cidade.


Aconteceu na madrugada do dia 20.09 2014. Domingo, o maior vazamento do sistema de abastecimento da cidade de Currais Novos, e bem ao lado do prédio da Caern onde fica á principal caixa d’água da cidade, o tubo de 300 mm, (trezentos). Milímetro de diâmetro rompeu e ainda danificou um trecho da av. Teotônio Freires entre ás av pres. Getúlio Vargas e av. Baldómero Chacom inundou varias casas e pontos comerciais e dano muito trabalho para os moradores dessa aria que foi afetada com á enxurrada que chegou de surpresa.  Á diretora do escritório local Lucia Galvão informou á população ainda na madrugada através da radio Ouro Branco Am, no programa domingo em revista do Felipe Felix, á diretora falou sobre a crise que passa o setor  e as manobras no sistema de abastecimento e  pediu á compreensão da população e disse que recebe todos os dia muitas denuncias de desperdício de água. Ainda há moradores que ainda molham a rua em frente de suas casas, o que lamentável..
Crédito Felipe Felix. Foto cel.     






sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ambulância do Samu atropela e mata homem na BR-101, no RN


Ambulância estava com sirene ligada para atendimento em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Um homem morreu ao ser atropelado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na tarde desta quinta-feira (18) na BR-101, em Parnamirim, na Grande Natal. A vítima, identificada como Nailson Robson Guedes de Moura, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente aconteceu no sentido Parnamirim-Natal.
A Polícia Rodoviária Federal informou que a ambulância estava com a sirene ligada e realizando um atendimento quando atropelou a vítima, que tentava atravessar a pé a BR-101. A equipe médica do Samu ainda tentou socorrer o homem, mas ele já estava morto.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nota no início da noite lamentando a morte de Nailson. A Sesap explica que a ambulância estava em deslocamento para o Hospital do Coração, em Natal.
"A coordenação do Samu 192/RN manifesta extremo pesar pelo ocorrido e está disponível para outros esclarecimentos", encerra a nota da Secretaria de Saúde.

Fonte: G1 RN

CURRAIS NOVOS: AGRICULTOR ESTÁ DESAPARECIDO

 
Nosso blog recebeu uma notícia do desaparecimento do agricultor aposentado, GENIVAL RIBEIRO ALVES MAIS CONHECIDO POR VAVÁ que costumava ir a Santa do Matos cuidar do gado de um conhecido e costumava passar até 30 dias sem vir a currais Novos.
A esposa dele, a professora VALDINETE TEREZINHA está apreensiva e disse a nossa reportagem que seu marido está desaparecido desde o dia 27 de Julho passado e que ela já esteve em Santana do Matos e ninguém sobre dar alguma informação sobre o seu paradeiro. Quem tiver alguma informação pode ligar direto para sua esposa pelo o telefone (84)9600-7628 ou mesmo ligar para central de rádio da PM pelo o 190.Vamos ajudar caros leitores à família ta apreensiva !!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mãe e filha morrem de forma trágica ao cair de penhasco em Santa Catarina

Irmã e cunhado da jovem, que também estavam no carro, tiveram ferimentos leves
Uma adolescente de 15 anos e sua filha de 9 meses morreram de forma trágica, após o carro em que as duas estavam despencar de um penhasco de 30 metros na cidade de Ponte Serrada, no interior de Santa Catarina. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (18), no km 446 da BR-282.
De acordo com informações do G1 Santa Catarina, a irmã e cunhado da jovem - que diria o carro - também estavam no veículo, mas tiveram apenas ferimentos leves. De acordo com informações condutor do veículo, ele percebeu que estava sendo seguido por um veículo de modelo Palio e, ao chegar em uma curva, foi fechado pelo veículo que o obrigou a parar no meio da pista. O motorista do carro que iniciou a perseguição desceu e atacou o carro da família com uma barra de ferro.
Pamela e a filha dela, Natally, morreram no acidente (Foto: Reprodução Facebook)
Foto: Reprodução
Assustado, o cunhado da vítima conseguiu retornar para a pista e buscou ajuda, mas o Palio continuou a seguir o Gol até conseguir bater no fundo do veículo, fazendo com que o motorista perdesse o controle. Os dois carros saíram da pista e caíram no barranco. A adolescente de 15 anos, identificada como Pamela Ferreira da Cruz, que estava sem cinto de segurança, foi arremessada junto com a filha Natally Vitória Ferreira da Cruz  para fora do veículo e as duas morreram na hora.
À polícia, o cunhado da adolescente garantiu não conhecer o outro condutor. Em investigação, a polícia descobriu documentos de um homem de 27 anos dentro do carro. O proprietário do veículo possui 47 boletins de ocorrência registrados, a maioria por lesão.
Logo após o acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi ao local e encontrou dois veículos que caíram no penhasco: o Gol da família da adolescente Pamela Ferreira da Cruz e do bebê Natally Vitória Ferreira da Cruz e um Palio, que estava vazio e tinha documentos de um homem de 27 anos no para-sol.

Governo emite nota chamando atenção para golpe de falsos fiscais da Anvisa

Nota da Vigilância Sanitária do Governo do Rio Grande do Norte:
Esclarecimento
A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA) vem esclarecer aos proprietários e responsáveis técnicos das farmácias do Rio Grande do Norte sobre uma tentativa de golpe que vem ocorrendo em nosso Estado. 
Pessoas se passando por fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão cobrando taxas indevidas e chantageando as farmácias com ameaças de fechar o estabelecimento caso não paguem a “Taxa para Autorização de Funcionamento da ANVISA”, a qual deverá ser depositada em uma conta por eles fornecida.
A SUVISA alerta que se trata de um golpe. A ANVISA, órgão da esfera federal, NÃO realiza inspeção nos estados ou nos municípios. Esta inspeção é de competência da Vigilância Sanitária local. Quando há necessidade da presença da ANVISA a inspeção é feita conjuntamente com os fiscais do Estado ou do Município.
Portanto, a SUVISA reitera que fiquem atentos e que, caso sofram esse tipo de abordagem, não façam nenhum depósito bancário. Denunciem, através do telefone (84) 3232-2557, ou entrem em contato com os fiscais das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) ou das Vigilâncias Sanitárias (VISAS) dos seus municípios.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Rapaz mata as duas irmãs e se suicida

Jovem de 20 anos esfaqueou as duas irmãs na manhã de segunda-feira, mas crime só foi descoberto ontem à noite.
suicida
Foto: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK
Imagem postada no Facebook mostra os três irmãos, alegres
Foto: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK
Os corpos de três irmãos foram encontrados na noite de ontem em um apartamento no bairro do Pinheiro. Segundo os primeiros levantamentos da polícia, por volta das 11h da segunda-feira, Felipe Vasconcelos, de 20 anos, matou a irmã Maria Clara, de 19, com golpes de faca. Em seguida, teria entrado em luta corporal com a outra irmã, Amanda, de 23, que, embora o ferindo na barriga, também foi esfaqueada e morta. Na sequência, Felipe teria aplicado dois golpes no próprio pescoço e morrido. A mãe dos jovens, enfermeira, teria contado que o filho passava por problemas psicológicos após separação dos pais e tinha surtos psicóticos.

Candidatos entram com 560 ações no TRE/AL

Os advogados das duas principais coligações que polarizam a eleição deste ano – as de Renan Filho (PMDB) e Benedito de Lira (PP) – já ingressaram, juntas, com 560 representações na Justiça Eleitoral. A equipe que defende o candidato do PMDB estima em 150 o total de ações protocoladas, enquanto a do candidato do PP calcula 410 representações.

O advogado Luciano Guimarães, que foi desembargador eleitoral até este ano e é responsável pela parte jurídica da candidatura de Renan Filho ao governo do Estado, estima que a coligação tenha entrado com cerca de 150 ações na Justiça Eleitoral contestando a propaganda de seu principal adversário – o candidato Benedito de Lira.

“Toda a nossa atuação nessa área, tudo o que temos feito em termos de representações judiciais, se resume a reprimir, combater as ofensas que o candidato adversário tem feito, todos os dias, religiosamente”, disse o advogado.

Segundo ele, as manifestações se dariam em todas as formas previstas como irregulares pela legislação: “são calúnias, injúrias e informações inverídicas. Não vamos comentar a estratégia de marketing adotada pela campanha. Mas ela tem sido desrespeitosa com o próprio eleitor, veiculando injúrias disfarçadas de críticas”, disse o advogado.

Ainda segundo ele, a Justiça Eleitoral tem sido rigorosa e ágil nos julgamentos.

Já o advogado da coligação adversária, Marcelo Brabo, informou que a assessoria jurídica da candidatura havia protocolado na Justiça Eleitoral, até a última segunda-feira, um total de 410 representações.

Homem dado como morto recebe alta do Hospital Santo Antônio

Da redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 17/09/2014 12:11:01
  
Valdelúcio retornou para casa
(Foto: Acervo Pessoal)
Depois ser dado como morto e passar horas dentro de um saco para defuntos no necrotério do Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, Valdelúcio de Oliveira, 54 anos, já está em casa. Segundo a tia dele, Áurea Gonçalves, a alta médica foi dada na tarde desta terça-feira (16), por volta das 13h.

Valdelúcio estava internado no Hospital Santo Antônio desde o dia 25 agosto, depois de ter sido transferido do Menandro de Farias - onde ele deu entrada dois dias antes. 

Agora, Valdelúcio continuará frequentado a unidade para fazer tratamento de um câncer na laringe. "Ele está ótimo. Já passou por duas seções de radioterapia e quimioterapia, mas não teve nenhuma reação. Engordou e está com a pele boa. A quimio será uma vez por semana", disse a tia Áurea.
Caso inusitado
Eram 23h07 quando a médica Carolina Magalhães, que estava de plantão no Hospital Geral Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, constatou a morte de Valdelúcio. Duas horas mais tarde, ele estava enrolado em um lençol na sala de necrotério, porém, vivo. 
Até a ressurreição, foram mais de 12 horas no hospital, com o quadro piorando desde a chegada, no final da manhã. A situação complicou quando ele teve duas paradas cardiorrespiratórias. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas nenhum dos procedimentos deu certo. Os seis meses de luta contra um câncer avançado na laringe pareciam acabar ali.

A tia de Valdelúcio Áurea Gonçalves, que mora com ele, foi avisada da morte e deu a má notícia aos demais familiares que esperavam por informações do parente. Diante disso, com o atestado de óbito em mãos, os parentes foram cuidar dos procedimentos para realizar o funeral no dia seguinte.

Depois de ir à funerária acertar os detalhes do enterro e fazer o pagamento pelo caixão, o irmão de Valdelúcio, o engenheiro agrimensor Waltério de Oliveira, voltou ao hospital. Era um momento de muita dor e ele lembra que ainda estava incrédulo com a morte do irmão. A pedido da tia, foi ao necrotério do Menandro de Farias deixar a última roupa que o irmão vestiria. Foi quando aconteceu o inesperado.
Recibo da funerária: R$ 1,9 mil gastos com caixão serão doados à Osid
(Foto: Almiro Lopes)
Antes de se aproximar, Waltério olhou para o corpo do Valdelúcio já enrolado com um lençol, quando viu que algo se mexia. “Fiquei olhando e já percebi elevando a caixa toráxica. Aí eu pensei: ‘eu já devo estar tendo uma alucinação’. Aí, parei novamente e vi que ele estava respirando. Falei com a minha esposa, que também duvidou”, conta Waltério. Mas não era alucinação.

Valdelúcio estava vivo, depois de mais de duas horas enrolado no lençol, com algodões no nariz, ouvidos e também na traqueia, a qual havia sida perfurada para possibilitar a respiração. “A médica que tinha dado atestado de óbito constatou que ele tinha voltado. Ela e toda a equipe médica levaram  ele para a sala de reanimação e começaram todo o procedimento novamente”, relata. Enquanto Valdelúcio era retirado do hospital, Waltério corria pelos corredores para contar ao resto da família, que ainda sofria com a dor da perda.
Outro lado
Enquanto a família sofria por sua morte, Valdelúcio conhecia o “outro lado”. Depois do susto, a tia, Áurea, contou a ele o que tinha acontecido. E, então, novas surpresas: se comunicando por bilhetes em um caderninho, Valdelúcio contou o que teria visto enquanto “dormia” no necrotério.
No caderno, conta que viu a mãe e outros parentes já mortos. Mas a mãe teria lhe dado um recado especial: se apegar à fé em Irmã Dulce. “Eu vi minha mãe dizendo: ‘filho, se apegue a ela e será salvo’”, escreveu no caderninho.

A relação dele com a Bem-Aventurada começou logo quando foi diagnosticado com câncer, há seis meses. Valdelúcio chegou a fazer tratamento no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, durante quatro meses. Nos últimos tempos, o quadro dele tinha piorado muito e ele se alimentava apenas por sonda e respirava por traqueostomia.
A tia, que o acompanha, comprou uma imagem da beata no início do tratamento. “Eu sentei com ele na igreja, assisti a toda a missa. Comprei uma imagem  e  botei no quarto dele. E sempre perguntava se ele tinha rezado para ela”, conta. Depois da ‘ressurreição’, ele foi transferido para o Hospital Santo Antônio.
Milagre  
Para os parentes, não existe a possibilidade de erro médico -  eles creem na hipótese de milagre. O representante comercial Eduardo Valadares, primo de Valdelúcio, ainda parece não acreditar em tudo que viu acontecer em poucas horas. “Fui fazer a declaração de óbito, eles terminando de tirar tudo, vi que ele estava morto, com o tórax para dentro. Vi colocando algodão, lençol, acompanhei tudo, amarrando ele e depois ter essa surpresa”, comenta

Doença rara
Médico patologista, Marco Antonio Almeida, do Cremeb, não crê em milagre e considera que o caso pode ser catalepsia – doença que deixa os músculos rígidos e é difícil definir os sinais vitais.
“Não acredito em milagre, não. Acredito e desacredito no ser humano. É diferente. Esses casos de morte aparente, ou catalepsia, são muito controversos na medicina. Não conheço  nenhum caso. Em 34 anos de profissão, já fiz várias necropsias e nunca vi nenhum caso (parecido)”, garante o médico.
No entanto, o conselheiro corregedor também diz não entender como um paciente assim como Valdelúcio, que precisava de traqueostomia para respirar, conseguiu passar quase duas horas sem nenhum tipo de aparelho.
“Se ele realmente estivesse dependente da ventilação mecânica, com duas horas, ou muito menos que isso, ele teria morrido. Pelo que eu soube, ele ficou independente da respiração assistida e reagiu bem”, comenta.

Para esclarecer as dúvidas, apenas tendo acesso ao relatório emitido pelo Menandro de Farias. O prontuário foi entregue pela família ao Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce.
Áurea Gonçalves, que sempre pediu ao sobrinho para confiar sua recuperação a Irmã Dulce, ontem na Osid, agradecendo o que chama de milagre (Foto: Almiro Lopes)
Cremeb e Sesab irão investigar
A família de Valdelúcio garante que a equipe médica do Hospital Menandro de Farias, onde foi apontado o óbito, não foi negligente.  Segundo os familiares, o que houve foi um grande susto dos médicos com o ocorrido.
“A médica ficou apavorada. Ela não entendeu como podia ter acontecido uma coisa dessas. Virou-se para mim e disse ‘você deve ter muita fé em Deus, porque isso é um milagre’. Mas os médicos fizeram tudo que podiam para reanimá-lo e não conseguiram”, conta Áurea Gonçalves.

Apesar disso, o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) vai apurar o caso. “Vamos ter que nos dirigir ao diretor do hospital, pedir o prontuário e falar com a médica para analisar tudo isso e ver se cabe realmente abrir uma sindicância, que é um inquérito inicial para ver se há indício de irregularidade”, explica o conselheiro corregedor do Cremeb, Marco Antonio Almeida.

A câmara de sindicância é quem vai decidir se vai ser aberto um processo contra a médica ou se a sindicância vai ser arquivada. “Nós temos obrigação, em nome da sociedade, de zelar pela boa prática médica”, afirma o representante do conselho. Almeida ainda tenta entender o que aconteceu nos procedimentos.
“O que pode ter ocorrido, e não estou querendo fazer juízo de valor, a priori, é que talvez não tenha sido feito a pesquisa, se é que ocorreu, correta dos sinais de morte, que é o que nós chamamos de comprovação ou constatação do óbito, que tem que ser feito pelo médico”, explica o corregedor.

Mas Almeida também considera que a profissional pode ter feito os procedimentos corretamente. “Pode ser que ela (a médica) tenha feito todas as manobras e achou que não havia mais vida naquele corpo e tenha decidido encaminhar para necropsia, que foi o que eu vi pela imprensa”, relata. Depois da repercussão do caso na imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou, por meio de nota, que uma sindicância será aberta para investigar o caso.
Além disso, a diretora geral do HGMF, Margarida Miranda, iria se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Sesab para esclarecer todo o procedimento pelo qual passou o paciente em questão. De acordo com a assessoria da secretaria, ninguém pode comentar o caso porque a investigação é sigilosa.